Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Centrais iniciam campanha de coleta de assinaturas em defesa da Previdência

Quinta, 4 de abril de 2019
da
Redação da Tribuna da Imprensa Sindical

CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central, CSB, CGTB, Intersindical e CSP-Conlutas lançaram nesta quinta (4) um abaixo-assinado contra a reforma da Previdência. O ato reuniu sindicalistas de várias categorias na Praça Ramos de Azevedo, Centro da capital paulista.

A campanha nacional de coleta de assinaturas visa alertar os trabalhadores e a população sobre os impactos da PEC 06/2019, que dificulta o acesso à aposentadoria e reduz o valor do benefício. As assinaturas serão enviadas ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Sindicalistas reunidos para lançamento do abaixo-assinado em defesa da Previdência Social
No documento, as Centrais destacam que a emenda à Constituição “dificulta o acesso à aposentadoria, aumenta o tempo de contribuição e de trabalho, diminui o valor dos benefícios e ameaça a existência da seguridade social”. Também alertam que a proposta de Bolsonaro não combate a sonegação das empresas devedoras da Previdência.

Segundo Sérgio Nobre, secretário-geral da CUT, é importante o diálogo com a população, a fim de esclarecer que o governo tem alastrado mentiras, para impor uma reforma previdenciária perversa. "Precisamos barrar esse projeto, senão será o fim do direito à aposentadoria", alerta.

Para Wagner Gomes, secretário-geral da CTB, o abaixo-assinado tem condições de pressionar o Congresso. "Temos a meta de conseguir um milhão de assinaturas e, se a proposta de reforma não mudar, trabalharemos pra convocar uma greve geral", ressalta.

Pessoas assinam o documento contra proposta de reforma da Previdência de Bolsonaro
União - O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves (Juruna), explica que a campanha de coleta de assinaturas será desenvolvida por Sindicatos, Federações e Confederações de todo País. “Vamos colher assinaturas também nos locais de trabalho. Após o 1º de Maio, entregaremos o documento aos parlamentares, em Brasília”, comenta.

Houve distribuição de exemplares impressos da web cartilha sobre a PEC, produzida pelas Centrais com o objetivo de popularizar os principais temas da reforma. O material traz o título “Com a reforma da Previdência do Bolsonaro você não vai se aposentar”, a publicação aborda temas como idade mínima e aumento do tempo de contribuição para se aposentar.

Dieese - O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos fez uma demonstração da Calculadora da Aposentadoria, aplicativo que esclarece dúvidas sobre a reforma. Através da plataforma, disponível na internet, é possível comparar como fica sua aposentadoria pelas regras atuais e caso a PEC 6/2019 seja aprovada.

José Silvestre Prado, coordenador de relações sindicais do Dieese, explica que a calculadora é uma ferramenta importante para esclarecer o público. "O trabalhador pode entrar no site ou baixar o aplicativo no celular e fazer a simulação da aposentadoria", diz.

Fonte: Agência Sindical