Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Para não esquecer: MPF lança documentário sobre atuação do GT Justiça de Transição no combate a crimes cometidos durante a ditadura militar

Quinta, 11 de janeiro de 2024
Arte: Comunicação/MPF

Do MPF

Produção inédita será veiculada nesta sexta-feira (12), às 20h, na TV Justiça, e no sábado (13), às 14h, no Canal MPF no YouTube

O regime militar no Brasil teve início em 1º de abril de 1964 e durou até 15 de março de 1985. Desde de 1999 o Ministério Público Federal (MPF) trabalha buscando a responsabilização dos agentes que cometeram crimes no período, a reparação das vítimas e a garantia do direito à memória e à verdade. Essa atuação foi reforçada com a criação do Grupo de Trabalho (GT) Justiça de Transição, em 2011. Nesta sexta-feira (12), às 20h, vai ao ar, pela TV Justiça, o documentário inédito Para Não Esquecer, que traz relatos de membros do MPF sobre a época da ditadura e da atuação desses na Justiça de Transição.

O curta-metragem foi produzido com trechos de depoimentos que compõem o acervo audiovisual do Memorial do MPF no Rio de Janeiro, inaugurado em outubro de 2023, e relembra o emblemático caso da Guerrilha do Araguaia, apontado como o ponto de partida de procuradores da República no resgate da memória e da verdade de um período marcado pelo desaparecimento e pelo medo.

O documentário traz também depoimentos de artistas plásticos que sofreram com a repressão em 1968, a noção de como foi um período vivido pela sociedade brasileira de graves violações de direitos humanos e qual o caminho para que isso nunca mais volte a acontecer.

No sábado (13), às 14h, a produção estará disponível no Canal MPF no YouTube.

SERVIÇO
Documentário Para Não Esquecer
Pré-estreia: sexta-feira (12/01), às 20h, na TV Justiça
Estreia: sábado (13/01), às 14h, Canal do MPF no YouTube.