Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Há 80 anos, derrotamos o fascismo. Devemos derrotá-lo de novo

Sexta, 28 de fevereiro de 2025

Militares da Força Expedicionária Brasileira (FEB), conhecidos popularmente como "pracinhas", que combateram o nazismo e o fascismo na Europa durante a 2ª Guerra Mundial - Arquivo HIstórico do Exército (AHEX)

Enquanto o carnaval se aproxima e nos preparamos para os blocos e desfiles, o ano de 2025 está repleto de datas que também merecem celebração. Há 80 anos, uma coalizão de países que defendia valores básicos se juntava para esmagar o nazifascismo e libertar a Europa e o mundo das teorias políticas e sociais mais assustadoras e abjetas que já tivemos conhecimento. Era o final da Segunda Guerra Mundial.

No dia 9 de maio, data em que comemoramos a capitulação da Alemanha nazista, veremos mais uma vez o tradicional desfile na Praça Vermelha de Moscou, na Rússia, que perdeu milhões de vidas em combate e foi peça fundamental para tomar Berlim. Meses antes, em 27 de janeiro, os mesmos soldados do Exército Vermelho libertaram o campo de concentração de Auschwitz, local tão simbólico do inimaginável horror nazista.

Já nós, brasileiros, demos a nossa contribuição à luta antifascista e cerramos combate em regiões inóspitas na Itália. No dia 21 de fevereiro, celebramos os 80 anos da vitória em Monte Castelo, na Estrada 64, passagem que foi fundamental para chegar à cidade de Bolonha e liberar a região da presença nazista.

Ali, 74 brasileiros morreram para que a vitória pudesse ser alcançada após quatro meses de combate e duas tentativas frustradas de tomar o monte. Importante destacar o caráter popular desses combatentes, os “pracinhas”, cujo legado o historiador José Luiz Del Roio defende que deveria ser reivindicado pela esquerda brasileira.

Moraes diz que Braga Netto tem acesso a provas e nega mais prazo. O ministro negou nesta sexta-feira (28/fevereiro)

Sexta, 28 de fevereiro de 2025

Defesa do general pediu 30 dias para se manifestar nos autos

© Rovena Rosa/Agência BrasilRovena Rosa/Agência Bras
Andre Richter - Repórter da Agência Brasil
Publicado em Agência Brasil hoje, 28/02/2025 às 19h35
Brasília

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta sexta-feira (28) pedido dos advogados do general Braga Netto para ampliar o prazo para apresentação de defesa sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) envolvendo o inquérito do golpe.

Braga Netto, o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros investigados foram denunciados pela trama golpista para impedir o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na petição enviada a Moraes, o advogado José Luiz de Oliveira disse que a defesa necessita de prazo dobrado de 30 dias para se manifestar nos autos. O prazo dado pelo ministro é de 15 dias, está previsto na legislação e termina no dia 7 de março. Segundo a defesa, o material a ser analisado tem cerca de 70 gigabytes e 1.400 arquivos.

O advogado também afirmou que não teve acesso à íntegra da delação do ex-ajudante de ordens Mauro Cid. A defesa de Braga Netto também quer apresentar sua manifestação após a defesa de Cid.

Ao analisar o pedido, Alexandre de Moraes disse que a defesa de Braga Netto possui amplo acesso às provas documentadas nas investigações e as que constam na denúncia da PGR.

"Mais uma vez, não assiste razão à defesa, que, parece, não ter consultado os autos", afirmou o ministro.

>>PGR denuncia Bolsonaro e mais 33 por tentativa de golpe de Estado

Prisão

General Braga Netto - Reprodução YouTube/TV Brasil

Em dezembro do ano passado, Braga Netto foi preso por determinação de Alexandre de Moraes.

Segundo as investigações da Polícia Federal (PF), o general da reserva e vice na chapa de Bolsonaro em 2022 estaria obstruindo a investigação sobre a tentativa de golpe. 

A PF identificou que o general, indiciado por ser um dos principais articuladores do plano golpista, tentou obter dados sigilosos da delação de Mauro Cid.

Após a prisão, a defesa negou que Braga Netto tenha obstruído as investigações.

Edição:

Aécio Amado

Parentes de José Agripino são condenados por esquema de desvio de salário recebido no gabinete do ex-senador do Rio Grande do Norte

Sexta, 28 de fevereiro de 2025

MPF aponta que Ivanaldo Maia era “funcionário fantasma” e repassava parte do dinheiro que ganhava para o irmão, Júnior Maia

Arte: Comunicação/MPF
Do MPF
O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação dos irmãos Ivanaldo Maia de Oliveira e Raimundo Alves Maia Júnior, conhecido como Júnior Maia, por desvio de mais de R$ 700 mil entre 2010 e 2015. O primeiro era “funcionário fantasma” do gabinete do então senador José Agripino e repassava ao segundo mais de 70% de seus vencimentos de secretário parlamentar.

José Agripino também foi denunciado pelo MPF, mas não foi julgado porque a Justiça reconheceu ter havido prescrição em relação ao político. Por ele ter mais de 70 anos, os crimes atribuídos a ele prescrevem na metade do tempo.

Os dois irmãos, que são primos do ex-senador, foram condenados por peculato (art. 312 do Código Penal), repetido 63 vezes. Ivanaldo Maia foi sentenciado a 5 anos e 9 meses de reclusão, enquanto Júnior Maia a 4 anos e 4 meses de reclusão. Eles também foram condenados a pagarem multa, devolverem o valor desviado (devidamente corrigido) e ainda ressarcirem uma quantia superior a R$ 1,4 milhão, a título de danos morais coletivos.

Gama: acusado de homicídio é encontrado no Pará depois de quatro anos foragido

Sexta, 28 de fevereiro de 2025

Do MPDF

Trabalho conjunto do MPDFT e do MPPA permitiu localizar o réu

Jean Frank Oliveira Glória, foragido da Justiça do Distrito Federal há mais de quatro anos, foi preso em 21 de fevereiro em Parauapebas, no Pará. Ele é réu por um homicídio cometido em 2020 no Gama. A captura foi resultado da atuação da Promotoria de Justiça do Gama em conjunto com o Centro de Inteligência (CI) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Pará (MPPA).

No final de 2023, Jean Frank havia sido localizado em Parauapebas, mas conseguiu fugir da ação policial. As diligências de busca continuaram e, no último dia 21, ele foi capturado pelas autoridades locais. O réu encontra-se preso, aguardando transferência para o sistema prisional do Distrito Federal.

O crime

MPDFT apoia compra de equipamentos para melhorar ensino nas unidades prisionais

Sexta, 28 de fevereiro de 2025

Do MPDFT
Os equipamentos foram adquiridos com recursos provenientes do Termo de Ajustamento de Conduta firmado com a empresa Nutriz, que previu o pagamento de valores a título de indenização por danos morais coletivos

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio do Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri) e do Setor de Medidas Alternativas (Sema), viabilizou a aquisição de equipamentos essenciais para a melhoria das condições de ensino nas unidades prisionais do Distrito Federal. Nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, representantes do MPDFT participaram da cerimônia de entrega de ventiladores e bebedouros às unidades prisionais do Distrito Federal. O evento ocorreu na Penitenciária do Distrito Federal IV (PDF IV), localizada no Complexo Penitenciário da Papuda.

A iniciativa foi fruto de uma parceria entre o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o Centro Educacional 01 de Brasília (CED 01) e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), que será responsável pela instalação dos equipamentos.

Argentina sob Milei recua após classificar deficientes como “idiotas”

Sexta, 28 de fevereiro de 2025

Resolução foi erro derivado de conceitos obsoletos, diz agência

Lucas Pordeus León — Repórter da Agência Brasil
Publicado em 28/02/2025 — Brasília

Resolução da Agência Nacional da Pessoa com Deficiência (Andis) da Argentina, publicada nesta quinta-feira (27), causou revolta entre entidades e famílias de pessoas com deficiência intelectual por ter classificado essas pessoas pelos termos “imbecil”, “idiota” e “débil mental” de acordo com o grau da incapacidade cognitiva.

Após a repercussão negativa, a entidade que cuida do tema, sob a gestão do governo de Javier Milei, afirmou que a resolução publicada no Diário Oficial do país foi um erro derivado do uso de conceitos obsoletos e que a resolução será refeita.

O milagre do Carnaval no Distrito Federal

Sexta, 28 de fevereiro de 2025

Brasil de Fato | Brasília (DF)
 Bianca Feifel

O carnaval do Distrito Federal agoniza, mas não morre. Apesar das cifras milionárias e da vontade de artistas e carnavalescos de fazer acontecer, a folia da capital federal, que tem como principal marca a confluência entre expressões culturais de todo o país, sofre com a falta de planejamento governamental e o sucateamento da Secretaria de Cultura do DF (Secec-DF).

O Governo do Distrito Federal (GDF) parece ignorar a máxima de que a pressa é inimiga da perfeição e obriga os foliões a criarem verdadeiros milagres de carnaval, em cima da hora. O resultado final dos blocos que foram contemplados com o incentivo público do edital DF Folia 2025, por exemplo, foi divulgado no dia 31 de janeiro, apenas três semanas antes do início das festividades, que começou com o Pré-Carnaval. Já as Escolas de Samba do DF foram informadas no dia 20 de janeiro de que o desfile, mais uma vez, não aconteceria.

“A notícia foi recebida na comunidade como um balde de água fria”, conta Geovanny Silva, vice-presidente da Capela Imperial, escola de samba de Taguatinga, região administrativa do DF. “A decisão do GDF em não aportar os recursos suficientes para que tivesse desfile, para que todas as escolas tivessem na avenida, é algo lamentável. A cultura popular precisa ser mais respeitada. As tradições da cultura brasileira, do carnaval, do samba, são pilares importantes demais na nossa sociedade, e precisam ser valorizadas tais como as obras dos viadutos, em que são milhões e milhões gastos por aí”, lamenta o carnavalesco.

É que para os artistas e a comunidade envolvida, o Carnaval começa muito antes de fevereiro. São meses de preparação, de confecção de fantasias e de outros materiais, de ensaios e de montagem de repertórios musicais. Essa necessidade de planejamento, no entanto, parece ser ignorada pelo GDF.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

STF reafirma soberania do Brasil e independência do Judiciário

Quinta, 27 de fevereiro de 2025

Segundo ministro Luís Roberto Barroso, Tribunal continuará a cumprir seu papel de guardião da Constituição e da democracia. Já o ministro Alexandre de Moraes lembrou que “Brasil deixou de ser colônia em 7 de setembro de 1822”

Foto: Bruno Moura/STF

Do STF — 27/02/2025
Na sessão desta quinta-feira (27), o ministro Alexandre de Moraes defendeu o compromisso do Supremo Tribunal Federal (STF) com a defesa da democracia, da igualdade entre as nações, da soberania do Brasil e da independência do Poder Judiciário. “Deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822. E com coragem estamos construindo uma República independente e cada vez melhor”, disse.

STF reafirma que defesa de ex-presidente Bolsonaro teve acesso às provas que embasam denúncia

Quinta, 27 de fevereiro de 2025

Em resposta a requerimento, ministro Alexandre de Moraes destacou que advogados tiveram acesso a mídias e laudos que constam do processo principal e procedimentos relacionados

 


Foto: Fellipe Sampaio/STF

Do STF —27/02/2025
Em decisão tomada nesta quinta-feira (27), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reafirmou que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro teve acesso amplo e integral a todos as provas documentadas nos autos do processo em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) o acusa de crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e organização criminosa armada.

O ministro negou novo requerimento em que a defesa reiterava não ter tido acesso a todas as provas produzidas na investigação, entre elas as mídias com as conversas entre o general da reserva Mário Fernandes e o tenente-coronel e o ex-ajudante de ordens da Presidência da República Mauro Cid, que fez acordo de colaboração premiada. Citou, ainda, dados extraídos de celulares e outros diálogos trazidos na denúncia.

De acordo com o ministro Alexandre de Moraes, todos os elementos de provas mencionadas pela defesa constam nos autos da Petição (PET) 12100 (em que foi apresentada a denúncia) e em procedimentos correlatos e foram disponibilizadas aos advogados. O ministro frisou que se trata das mesmas provas analisadas pela PGR.

O ministro Alexandre ressaltou ainda que a Secretaria Judiciária do STF disponibilizou todas as mídias relacionadas à investigação, inclusive constando nos autos a certificação do recebimento por uma das advogadas do ex-presidente, além de relatórios e laudos periciais.


(Suélen Pires/AD//CF)

Leia mais:

Acusado por estupro de vulnerável é preso na Bahia após 4 anos foragido

Quinta, 27 de fevereiro de 2025

Do MPDF

Trabalho do Centro de Inteligência do MPDFT rastreou a localização do denunciado e possibilitou a captura do criminoso

Foi preso nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, um homem acusado de estuprar repetidamente uma criança de 7 anos, que morava próxima a casa do autor. A prisão do denunciado ocorreu por meio de diligências deflagradas pelo Centro de Inteligência do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (CI/MPDFT), após solicitação da 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Planaltina, que obteve o mandado de prisão. O denunciado estava foragido desde 2021.

Durante mais de 30 dias, a equipe do CI trabalhou no rastreamento do paradeiro do criminoso e descobriu que ele estava escondido na cidade de Barreiras, na Bahia. A partir dessa informação e com o auxílio da inteligência da Polícia Militar da Bahia (PMBA), o foragido foi capturado. Na ocasião, um outro homem que estava na companhia do acusado foi preso em flagrante por porte de arma branca.

O CI/MPDFT destaca a importância das ações conjuntas e da estreita colaboração entre agências de inteligência para o sucesso da operação.

Primeiro condenado no Brasil pela nova lei do feminicídio pega pena de 43 anos no DF

Quinta, 27 de fevereiro de 2025

Assassinato aconteceu dias depois da mudança na legislação que tornou o feminicídio um crime autônomo. 


Do MPDF

A Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri de Samambaia obteve, nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, a condenação de Daniel Silva Vitor pelo feminicídio de Maria Mayanara Lopes Ribeiro. A pena foi fixada em 43 anos e 4 meses de reclusão em regime inicial fechado. Esse é primeiro julgamento no Brasil com condenação pela nova lei, que endureceu as penas para esse tipo de crime. O réu não poderá recorrer em liberdade.

Os jurados reconheceram as três causas de aumento de pena apontadas pela Promotoria de Justiça: o crime foi cometido de forma cruel (Maria Mayanara foi subjugada, arrastada pelos cabelos e agredida com socos antes de ser esfaqueada); ela era mãe de duas crianças; e o crime foi praticado na presença dos filhos da vítima.

O crime aconteceu em 14 de novembro de 2024, por volta das 18h, no assentamento Leão Judá, em Samambaia. Daniel e Maria Mayanara viviam em união estável havia cerca de seis meses e residiam com os filhos dela, de um e três anos de idade, e com seu irmão mais novo, de oito anos de idade. Após uma discussão motivada por ciúmes, Daniel arrastou a então companheira pelos cabelos e a agrediu com socos e golpes de faca. As três crianças presenciaram o crime. Maria Mayanara foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

Penas maiores

Desde 10 de outubro de 2024, todos os crimes de feminicídio devem ser punidos nos termos da Lei nº 14.994, que considera crime de feminicídio como delito autônomo e estabelece outras medidas para prevenir e coibir a violência contra a mulher. A pena mínima passou a ser de 20 anos e a máxima de 40 anos de reclusão. Conhecida como “Pacote Antifeminicídio”, a nova lei também aumenta as penas para outros crimes, se cometidos em contexto de violência contra a mulher, incluindo lesão corporal e injúria, calúnia e difamação.

Pela legislação anterior, o feminicídio era enquadrado como homicídio qualificado. Para o Ministério Público, as penas no Distrito Federal já ficavam, em média, acima de 20 anos, e há uma expectativa de que a partir de agora os condenados por feminicídio recebam reprimendas ainda maiores.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), o crime de feminicídio dobrou de 2022 para 2023 no Distrito Federal. Foram 34 mortes registradas no ano passado, a maioria motivada por ciúmes, com uso de arma branca, ocorridas em casa e cometidas por companheiros ou ex-companheiros.

Processo: 0718688-33.2024.8.07.0009

🎸🔥 Bloco Baiano de Quenguenhém 2025 – 80 anos de Raul Seixas! 🔥🎸Será no domingo(2 de março) no Gama

 Quinta, 27 de fevereiro de 2025

🎸🔥 Bloco Baiano de Quenguenhém 2025 — 80 anos de Raul Seixas! 🔥🎸

O eterno Maluco Beleza vai sacudir o carnaval do Gama! No domingo, 2 de março, a partir das 14h, a Feira Permanente do Gama vira palco para uma grande homenagem a Raul Seixas! 🥁🎶

Vista seu melhor figurino raulseixista, afine a garganta pra cantar "Toca Raul!" e venha celebrar esse ícone do rock e da contracultura! ✨

📍 Local: Feira Permanente do Gama (em frente ao Nonato Rock’s Bar)

📆 Data: Domingo de Carnaval — 2 de março

⏰ Hora: A partir das 14h

É proibido proibir! Só vem! 🤘😜



Fonte: Portal Gama Cidadão

https://www.instagram.com/p/DGk5ZRhuWOR/?igsh=MW45Z294amhyMzBncA==

================

Observação de Taciano, editor do Blog Gama Livre: Sou conterrâneo do Maluco Beleza, o Raulzito que conheci na Residência/Restaurante Universitário da Universidade Federal da Bahia, UFBa, em Salvador.

Salve Raul !!!!

Capim Guiné


Maluco Beleza - Raul Seixas

Barroso pede manifestação de Zanin e Dino sobre pedidos de impedimento

Quinta, 27 de fevereiro de 2025

Defesa de Bolsonaro questiona a participação dos dois em julgamento

© Valter Campanato/Agência Brasil

Da Agência Brasil
André Richter — Repórter da Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, pediu nesta quarta-feira (26) que os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin se manifestem os pedidos da defesa de Jair Bolsonaro para declará-los impedidos de julgar a denúncia da trama golpista contra o ex-presidente.

"Previamente ao juízo de admissibilidade do pedido, solicitem-se informações à autoridade arguida", decidiu Barroso.

Nesta terça-feira (25), a defesa de Bolsonaro protocolou uma petição para que a Corte reconheça a impossibilidade de os ministros participarem do julgamento, que ainda não tem data definida.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Justiça de São Paulo suspende privatização de escolas estaduais

Quarta, 26 de fevereiro de 2025

Procuradoria-Geral diz esperar notificação para tomar medidas cabíveis


© Gov SP/Divulgação
Agência Brasil
Publicado em 26/02/2025 — São Paulo

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) suspendeu o Decreto 68.597/2024, do governador Tarcísio de Freitas que autorizava licitação para privatizar a gestão de 33 escolas estaduais.

Segundo a Secretaria de Educação do estado, a Procuradoria-Geral do Estado ainda não foi notificada da decisão, tomada na terça-feira (25). “Assim que isso ocorrer, avaliará a adoção das medidas legais cabíveis”, informou a secretaria.

A suspensão foi decidida após pedido do PSOL de São Paulo. Na argumentação, o partido afirma que o decreto viola a Constituição e que a medida afetaria o ensino fundamental II e o ensino médio, nos chamados lotes regionais Leste e Oeste.

O governo estadual pretendia conceder à iniciativa privada, por um prazo de 25 anos, as atividades de manutenção predial, alimentação escolar, jardinagem, limpeza e segurança. A parte pedagógica seguiria sob gestão direta do estado.


“O decreto viola diversos dispositivos constitucionais, comprometendo o direito à educação pública, gratuita e de qualidade, além de precarizar direitos de servidores e priorizar interesses privados em detrimento do interesse público", diz, no despacho, a relatora do processo, Marcia Dalla Déa Barone.


"Os alicerces fundamentais da educação brasileira são estabelecidos pela União Federal e, entre eles, não se encontra a possibilidade de terceirização da gestão do ensino público à iniciativa privada”, acrescenta a relatora na decisão.

Setor Comercial Sul: MPDFT realiza vistoria e aponta problemas na região


Quarta, 26 de fevereiro de 2025

Inspeção observou que há locais mal iluminados e de difícil acesso, além de problemas sanitários e grande concentração de pessoas em situação de rua


A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) realizou, na última sexta-feira, 21 de fevereiro, vistoria no Setor Comercial Sul (SCS) para acompanhar as condições socioeconômicas do local e verificar a situação das obras em andamento. Durante a inspeção, foram identificados problemas estruturais e sociais que impactam a área.

Entre os pontos observados, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) identificou diversos bueiros e caixas de passagem de telefonia e energia sem tampas, o que torna necessária a sua recolocação pelos responsáveis.

Além disso, foram verificados locais sem luz, o que agrava questões de segurança e salubridade, especialmente no chamado "Buraco do Rato", onde foi constatada uma expressiva aglomeração de pessoas em situação de rua e em condições sanitárias deficientes. Esse lugar carece também de intervenção em termos de urbanização, com degradação inclusive das escadas de acesso aos seus segmentos intermediários.

Faixa de Domínio no DF: operação investiga corrupção na autorização de paineis luminosos

Quarta, 26 de fevereiro de 2025

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Sobradinho, Planaltina, Águas Claras, Samambaia e Taguatinga, além da sede do DER-DF

Do MPDF
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em conjunto com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 26 de fevereiro, a Operação Faixa de Domínio. A ação, realizada por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) e da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), com apoio da Delegacia de Repressão à Corrupção (DRCOR), visa apurar crimes contra a administração pública no Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Sobradinho, Planaltina, Águas Claras, Samambaia e Taguatinga, além da sede do DER-DF. Entre as irregularidades investigadas estão o atendimento privilegiado na autorização de instalação de engenhos publicitários, a autorização irregular de quiosques e painéis de iluminação e a retirada indevida de autuações e notificações no sistema Sider.

A operação apura a atuação de servidores da Superintendência de Operações (Suoper) do DER/DF, responsáveis pelo licenciamento e fiscalização das ocupações nas faixas de domínio das rodovias do Distrito Federal. As investigações apontam para a existência de um grupo criminoso que beneficiaria empresas, principalmente as vinculadas ao Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Distrito Federal (Sepex).

Erika Kokay é anunciada como pré-candidata ao Senado pelo PT-DF

Quarta, 26 de fevereiro de 2025

Pré-candidatura foi aprovada por unanimidade pela Executiva Regional do PT no DF, na noite desta segunda (24)


PT-DF aprova pré-candidatura de Erika Kokay para o Senado - PT-DF aprovou, em reunião realizada na noite desta segunda-feira (24), a pré-candidatura de Erika Kokay para o Senado Federal

Brasil de Fato | Brasília (DF) — Postado no BdF em 25.fev.2025 às 21h54

Erika Kokay (PT-DF), atualmente deputada federal, foi escolhida pela Comissão Executiva do Partido dos Trabalhadores (PT) no Distrito Federal (DF) como pré-candidata ao Senado. A decisão foi aprovada por unanimidade em reunião do diretório regional do partido, na noite desta segunda-feira (24).

“Assumo essa missão com um compromisso inegociável com a defesa da democracia e a construção de um Distrito Federal mais justo para todas e todos. Seguimos firmes, porque o que a vida quer da gente é coragem!”, afirmou a pré-candidata em uma rede social.

Kokay está em seu quarto mandato de deputada federal. No último pleito, realizado em 2022, foi reeleita com 146.092 votos, a terceira maior votação no DF.

“Foi muito importante a indicação do PT. A Erika é o maior quadro da esquerda do DF e está preparada para a disputa que faremos contra a extrema direita e em defesa da democracia e dos direitos da população. Além de representar o DF no Senado, que tem sido muito atacado pelo atual governo Ibaneis e Celina”, avaliou o deputado distrital Gabriel Magno (PT-DF) em resposta à reportagem.