Terça, 9 de dezembro de 2025
Promotora de justiça Adalgiza Aguiar, do Núcleo de Gênero (NG), contribuiu com debate sobre estratégias para redução do feminicídio

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) participou do 15º Encontro Nacional da Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Copevid), realizado nos dias 4 e 5 de dezembro, no Ministério Público do Espírito Santo (MPES). O evento reuniu promotores e procuradores de justiça de todo o país, além de especialistas e representantes para discutir boas práticas, desafios legislativos e estratégias de combate à violência de gênero.
A programação contou com debates sobre o orçamento no enfrentamento à violência de gênero, políticas de proteção, o papel do Ministério Público no combate a violência doméstica, os avanços da Lei Maria da Penha e as políticas públicas e rede de enfrentamento à violência doméstica no cuidado a mulheres e crianças. Na ocasião, também ocorreu o Encontro Nacional das Procuradorias e Promotorias de Justiça com Atuação na Violência Doméstica.
A coordenadora do Núcleo de Gênero (NG) do MPDFT, promotora de justiça Adalgiza Aguiar, atuou como debatedora na palestra “Do dado à ação: estratégias de enfrentamento ao feminicídio no DF e o efeito Copycat”. Durante o debate, ela destacou que o enfrentamento ao feminicídio exige a integração de dados qualificados com ações rápidas e coordenadas para interromper a escalada da violência.
Adalgiza acrescentou ainda que a compreensão do efeito Copycat demanda falar sobre responsabilidade na cobertura jornalística, reforçando o papel da imprensa na prevenção e na contextualização adequada dos casos.
Eleição
No encontro ocorreu ainda a eleição da chapa que ficará a frente da Copevid pelo prazo de um ano. A chapa eleita é composta pela promotora de justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), Ivana Battaglin, como coordenadora da Comissão; promotora de justiça Adalgiza Aguiar, como vice-coordenadora; e a promotora de justiça do Ministério Público de São Paulo (MPSP), Vanessa de Almeida, como secretária.
