Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Pior que óleo de palma

Quinta, 18 de dezembro de 2025

Esta mensagem é da Ekō, que é um movimento global de pessoas como você, que unidas exigem que grandes corporações sejam responsabilizadas por suas ações, e somos comprometidas a forjar um novo caminho sustentável e justo para nossa economia global.

O habitat dos orangotangos está sendo destruído na Indonésia. Não por causa do óleo de palma, nem da soja, mas por causa de um tipo precioso de árvore que a indústria de veículos recreativos usa para fabricar suas motorhomes. E os fabricantes de veículos recreativos não têm *nenhuma* norma de sustentabilidade no momento!

Vamos chamar a atenção de grandes nomes como Winnebago e Jayco — dizer a eles que queremos desfrutar da natureza em caravanas livres de desmatamento:



       ,

Motorhomes e trailers têm se tornado cada vez mais populares e um símbolo de recreação em meio à natureza intocada, mas a verdade é que sua popularidade está destruindo o habitat dos orangotangos.

Uma reportagem recente revelou que uma empresa madeireira desmatou 40.000 hectares de floresta tropical em Bornéu, na Indonésia, em apenas 5 anos, para extrair a madeira lauan, que é vendida para os principais fabricantes de veículos recreativos (como motorhomes e trailers) nos EUA, na Austrália e na Europa.

O desmatamento e o roubo de terras indígenas foram tão desenfreados que o governo emitiu recentemente uma ordem de interrupção dos trabalhos. No entanto, o setor de veículos recreativos não possui atualmente nenhum padrão de sustentabilidade. Precisamos agir agora para impedir que mais florestas tropicais sejam destruídas para o lazer do Norte Global. Vamos denunciar os maiores fabricantes de veículos recreativos do mundo para que eles não possam mais passar despercebidos.


O último relatório dos nossos parceiros mostra: apenas uma empresa madeireira na Indonésia, a Mayawana Persada, desmatou uma área equivalente a dezenas de milhares de campos de futebol de turfeiras ricas em carbono e habitat de orangotangos para fabricar compensados que foram enviados para os Estados Unidos e provavelmente acabaram em trailers fabricados pela Winnebago, Jayco e Forest River.

Para efeito de comparação: mesmo com um caso grave de desmatamento para a produção de óleo de palma, estaríamos falando de, no máximo, 1.000 hectares. E enquanto hoje a indústria do óleo de palma tem que seguir relatórios rigorosos de sustentabilidade e está sob constante escrutínio — graças à pressão pública contínua há mais de duas décadas —, a indústria de veículos recreativos nem mesmo cumpre o nível mais baixo de certificação, que é o padrão FSC.

Mas, com nossos parceiros, se lançarmos uma campanha pública massiva, poderíamos colocar os fabricantes de veículos recreativos em evidência e fazê-los adotar padrões básicos de sustentabilidade imediatamente. Eles afirmam que não há alternativa (é claro que há) e que estão fazendo o suficiente (não estão, por exemplo, em comparação com a Lowe's ou a Home Depot), então vamos chamá-los à responsabilidade pelo enorme problema de desmatamento que têm causado:


Quando o setor de óleo de palma explodiu, há pouco mais de duas décadas, não havia nenhum padrão de sustentabilidade. Essa indústria devastou as florestas tropicais da Indonésia como se fosse nada. Mas a pressão pública tenaz de trabalhadores, consumidores, e ativistas, além de pessoas como membros da comunidade Ekō, levou a regulamentações e relatórios rigorosos, de modo que o desmatamento de óleo de palma caiu mais de 90% em apenas 10 anos.Assine a petição

Agradecemos muito todo o seu apoio,
Rosa e toda equipe Ekō

Mais informações:




A Ekō é um movimento global de pessoas como você, que unidas exigem que grandes corporações sejam responsabilizadas por suas ações, e somos comprometidas a forjar um novo caminho sustentável e justo para nossa economia global.