Prisão na Itália —Condenada pelo STF, Carla Zambelli renuncia ao mandato de deputada federal
Na última quarta-feira (10), a Câmara manteve o mandato da deputada apesar da decisão do Supremo Tribunal Federal
Brasil de Fato — Rio de Janeiro (RJ)
14.dez.2025
Redação

14.dez.2025
Redação

Zambelli está presa na Itália e enfrenta um processo de extradição| Crédito: Lula Marques/Agência Brasil
A deputada Carla Zambelli (PL-SP) apresentou, neste domingo (14), a renúncia ao mandato de parlamentar à secretaria-geral da Mesa Diretora da Câmara Federal. Com isso, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos), determinou a convocação do suplente, o deputado Adilson Barroso (PL-SP), para tomar posse.
Na última sexta-feira (12), a primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a decisão do ministro Alexandre de Moraes de afastar a deputada do cargo e dar posse ao suplente no prazo de 48 horas.
Mesmo condenada pelo STF, a Câmara manteve o mandato da deputada em votação realizada na quarta-feira (10). Houve 227 votos a favor da perda do mandato e 110 contra, com 10 abstenções. O número mínimo de votos para afastá-la do cargo era o de maioria absoluta, de 257 votos.
Após a decisão do STF, a manifestação de Hugo Motta era aguardada neste domingo (14). Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão em regime fechado, em maio deste ano. Ela foi considerada culpada por invadir sistemas e adulterar documentos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A deputada fugiu para a Itália antes do fim da possibilidade de recursos. Atualmente ela está em prisão preventiva naquele país e aguarda decisão das autoridades italianas sobre sua extradição.
Editado por: Monyse Ravena
