Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 14 de dezembro de 2025

Prisão na Itália —Condenada pelo STF, Carla Zambelli renuncia ao mandato de deputada federal

Domingo, 14 de dezembro de 2025

Prisão na Itália —Condenada pelo STF, Carla Zambelli renuncia ao mandato de deputada federal

Na última quarta-feira (10), a Câmara manteve o mandato da deputada apesar da decisão do Supremo Tribunal Federal

Brasil de Fato — Rio de Janeiro (RJ)
14.dez.2025
Redação

Zambelli está presa na Itália e enfrenta um processo de extradição| Crédito: Lula Marques/Agência Brasil

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) apresentou, neste domingo (14), a renúncia ao mandato de parlamentar à secretaria-geral da Mesa Diretora da Câmara Federal. Com isso, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos), determinou a convocação do suplente, o deputado Adilson Barroso (PL-SP), para tomar posse.

Na última sexta-feira (12), a primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a decisão do ministro Alexandre de Moraes de afastar a deputada do cargo e dar posse ao suplente no prazo de 48 horas.

Mesmo condenada pelo STF, a Câmara manteve o mandato da deputada em votação realizada na quarta-feira (10). Houve 227 votos a favor da perda do mandato e 110 contra, com 10 abstenções. O número mínimo de votos para afastá-la do cargo era o de maioria absoluta, de 257 votos.

Após a decisão do STF, a manifestação de Hugo Motta era aguardada neste domingo (14). Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão em regime fechado, em maio deste ano. Ela foi considerada culpada por invadir sistemas e adulterar documentos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A deputada fugiu para a Itália antes do fim da possibilidade de recursos. Atualmente ela está em prisão preventiva naquele país e aguarda decisão das autoridades italianas sobre sua extradição.

Editado por: Monyse Ravena