Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Leia Nota da Organização Social Pró-Saúde sobre postagem de ontem (7/4) no Gama Livre com o título 'Organização Social é isso: Tribunal de Contas julga irregular a terceirização de exames'

Segunda, 8 de abril de 2019

E-mail recebido pelo Blog Gama Livre às 9h51 desta segunda (8/4), referente à postagem “Organização Social é isso: Tribunal de Contas julga irregular a terceirização de exames” publicada no Blog Gama Livre ontem (7/4) às 22h58, uma reprodução de postagem do Site Ataque aos Cofres Públicos.

A seguir o texto recebido da Pró-Saúde:

Por favor, solicitamos a atualização da matéria sob o título “Organização Social é isso: Tribunal de Contas julga irregular a terceirização de exames” com a nota abaixo.

NOTA

A Pró-Saúde lamenta os equívocos e a forma distorcida das informações publicadas pelo Game Livre sobre uma suposta condenação contra a entidade pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará. Os equívocos poderiam ter sido esclarecidos caso o veículo tivesse mantido a premissa ética do jornalismo de ouvir também a associação nesse caso.

Diferentemente do publicado pelo blog, a Pró-Saúde informa que a condenação citada, referente ao ano de 2008, recai sobre a pessoa física de um antigo gestor que não faz mais parte do quadro da entidade desde 2013. Portanto, ao contrário do que induz a notícia, a Pró-Saúde não terá de devolver recursos. A entidade recebeu apenas recomendações que, conforme diretrizes institucionais, serão cumpridas rigorosamente. 

A nova Diretoria da Pró-Saúde reafirma o compromisso com ações de aprimoramento de suas práticas de governança e transparência, conforme preconiza o seu Código de Ética e de Conduta, e reitera que permanece à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas dos órgãos de controle. A instituição destaca que cumpre rigorosamente os contratos de gestão e realiza prestação de contas regulares às instâncias competentes. Com mais de 50 anos de atuação, a entidade filantrópica é reconhecida como uma das maiores entidades de excelência em gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do Brasil.

Mensalmente, mais de 280 mil usuários do SUS são atendidos nas unidades sob gestão da instituição no Pará – e, em ranking divulgado pela imprensa, dois dos dez melhores hospitais públicos do País são gerenciados da Pró-Saúde e estão localizados em Santarém e Altamira. Somente em 2018, a entidade conquistou 21 certificações e prêmios, e outros 16 reconhecimentos, para as Unidades no Pará, que realizaram 3,4 milhões de atendimentos no mesmo período, alcançando taxa de satisfação de seus pacientes superior a 90%. Por fim, a Pró-Saúde destaca que recebeu, por duas vezes, o Prêmio Prazer em Trabalhar – 1° e 2º lugares, sendo considerado o melhor lugar para trabalhar no Estado do Pará pela imprensa.