Quarta, 10 de abril de 2019
"Isso não é ERRO, é BESTEIRA" (Afirmou o embaixador alemão)
Por
Helio Fernandes*
Foi o primeiro ministro do Exterior que não ocupou antes, o posto de embaixador. Escolhido por ser de extrema direita, foi cometendo erros em cima de erros,todos rigorosamente estarrecedores. Começou descobrindo e proclamando publicamente: "O nazismo, (Hitler) e o fascismo, (Mussolini) antes de tomarem o poder, "foram movimentos de esquerda".
Criticado de todos os lados, mas ninguém foi mais contundente e realista do que o embaixador da Alemanha: "Isso não é ERRO, é BESTEIRA". Sociólogos, cientistas políticos, historiadores demoliram as afirmações disparatadas do chanceler. Não foi demitido, e sim substituído e afastado pelo filho de Bolsonaro. (O deputado Eduardo, foi "glorificado" por Trump, que o recebeu enquanto o chanceler ficava tranquilamente na anti-sala).
Desmoralizado e sem função diplomática, se voltou para exaltar a ditadura de 31 de março. (Acompanhando o quase ex-ministro da Deseducação, já escrevi muito sobre ele). Tentou provar o impossível, "que a ditadura que durou 21 anos, não foi ditadura". Milhares de perseguidos, torturados, assassinados, e a democracia, segundo ele, "não foi atingida ou ameaçada".
Suas "besteiras", (royalties para o embaixador da Alemanha) ou mentiras, chegaram aos EUA, foi contestadíssimo até mesmo na ONU. Tentando defender suas atrocidades intelectuais, escreveu carta CONFIDENCIAL. Não temos conhecimento do que diz essa carta. Continua CONFIDENCIAL, não por muito tempo.
*******
A REFORMA DA PREVIDÊNCIA, E O IMPREVIDENTE BOLSONARO
Ele mesmo confessava, que tinha três prioridades, que preenchiam sua agenda nos primeiros 100 dias de governo.
1- Aprovar no menor tempo possível, a reforma da Previdência.
2- Implantar o que pregou com insistência e que identificou como "nova forma de fazer política".
3- Dar a maior força e importância ao Congresso, "o projeto está lá" e pode ser alterado "sem restrições".
O próprio Bolsonaro se esforça para descumprir os itens que ele mesmo se encarregou de fixar. Não consegue formar uma "base parlamentar", briga ou até rompe com os deputados, (e até o super ministro Paulo Guedes) que se desgastam, tentando aprovar o projeto, "no primeiro semestre". Pois anteontem, voluntaria e impensadamente, ganhou manchetes e holofotes, com a afirmação contraditória: "Acredito que até o fim deste 2019, a reforma da Previdência estará aprovado" .
A oposição vibrou, os aliados ficaram mais distantes. E sem oportunidade de reaproximação. Rodrigo Maia e Guedes conversaram durante horas. Não entenderam ou concluíram alguma coisa. E não sabem que parte dos compromissos, o presidente pretende cumprir.
PS- O ministro pode sair a qualquer momento, até voluntariamente.
PS2- O presidente da Câmara tem 19 meses, INTOCÁVEIS.
QUANTO TEMPO, TEMER AINDA FICARÀ EM LIBERDADE?
Todo o tempo em que ficou livre, já foi lucro. Devia ter sido cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral, sempre presidido por um ministro do STF). Se isso tivesse acontecido, o problema da sua prisão e absurda libertação, não teria acontecido. O primeiro a protegê-lo, escondendo o processo por mais de 1 ano, foi Dias Toffoli, hoje presidindo o STF, o mais importante tribunal do país, a última instância antes da prisão.
Acabado o mandato de Toffoli, assumiu Gilmar Mendes, ainda pior, que protegeu Temer descaradamente e deslavadamente, "fabricando" o Voto de Minerva para impedir a sua cassação. O TSE tem 7 ministros. Um do STF, 3 com mandato de prazo certo, que só podem ser substituídos, cumprido
o tempo do contrato. E outros 3, que podem deixar o cargo a qualquer momento, sem o menor respeito ou consideração.
Gilmar, presidente do TSE e com poderes de salvá-lo, (o que aconteceu) frequentava a intimidade de Temer. Combinou com o próprio acusado, demitiu os 3, colocou fantoches no lugar. Com isso o resultado ficou 3 a 3, Gilmar deu o Voto de Minerva, 4 a 3, o presidente corrupto e usurpador, foi mantido no cargo por mais 1 ano e meio, até 31 de dezembro de 2018.
Mas sabia muito bem, que assim que deixasse o cargo, trocaria o Planalto por uma prisão. O que ocorreu, mas apenas por 4 dias. Foi solto pela conjugação de interesses poderosos. Respondia a 9 processos, agora são 11, sendo RÉU em 2. O MP pediu novamente sua prisão que não pode ser negada.
PS- O ex-presidente corrupto e usurpador, livre, é uma afronta à comunidade.
*******
O NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO, QUE É ECONOMISTA, DESCONHECIDO COMO EDUCADOR, FEZ QUESTÃO DE SE ARROJAR IRRESPONSÁVEL E PUBLICAMENTE, PELO VIÉS IDIOTA DE APOLOGISTA DA EXTREMA DIREITA
Todo cidadão tem o direito de defender ou professar a ideologia que quiser. Mas não pode exibir logo na posse, toda sua ignorância, em relação à realidade ideológica e empresarial do país.
Textual e sem necessidade de interpretação: "No Brasil os donos de jornais são COMUNISTAS, os donos de TVS são COMUNISTAS, toda a comunicação é controlada por COMUNISTAS". Não satisfeito, acrescentou: "Os banqueiros são COMUNISTAS". Com isso tentou se comparar com os generais torturadores de 64. E imitou o antecessor, que descobriu e proclamou, que o nazismo (de Hitler) e o fascismo, (de Mussolini) surgiram como "movimentos de esquerda". O mundo intelectual se voltou contra ele.
E o embaixador da Alemanha, taxativo: "Isso não é erro, é besteira".
O novo ministro já vem com uma carga negativa, "era o segundo do medíocre Chefe da Casa Civil". Poderia (não poderá mais) se afirmar como ministro, formando uma equipe de notáveis. Depois do seu desnudamento ideológico, perdeu até essa possibilidade.
PARA HOJE, IMPORTANTE PAUTA DO STF
Mais um julgamento, da "prisão, depois da condenação em segunda instancia". Desde 2009, o STF vem examinando essa questão. Sempre desconhecendo e desautorizando a Constituição". Inacreditável que o STF, "guardião da constituição", esqueça que a Carta Magna só autoriza
a prisão, "depois de todos os recursos".
O STJ está com um processo para julgar o mesmo fato, com recurso obrigatório para o STF. Qualquer que seja o resultado. O presidente Toffoli, sozinho, ESVAZIOU a pauta. Hoje, discutirão alguma bobagem.
Mais uma vez, o mais alto tribunal do país, desperdiça tempo precioso.
Com a agravante: rasga a Constituição.
PS- No fundo, no fundo, a possível libertação de Lula.
DUAS IMPRUDÊNCIAS MILITARES
Uma viatura do Exército, deu 80 tiros contra um carro particular.
Depois, como justificativa, deram duas versões. 1- "Atiraram nos pneus, o fuzil estava torto". 2- "O carro desobedeceu uma vistoria".
Apressadamente, o Exército aceitou a versão fantasiosa, imediatamente deu nota oficial sobre a questão. Logo, logo, um oficial mais graduado, examinou o caso, viu que "10 militares haviam sido irresponsáveis e mentirosos".
Tiveram o bom senso de anular a precipitada nota oficial. E prender os 10 militares.
*Fonte: Blogo Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa. A matéria pode ser republicada com citação do autor.