Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 10 de maio de 2021

É nesta terça (10/5) às 10 horas a Marcha pela liberdade do povo saaraui; será no Setor de Embaixadas Norte (Brasília)

Segunda, 10 de maio de 2021

A Marcha é pelo fim da ocupação e das agressões do Marrocos ao Saara Ocidental.

==========

Saiba mais:

Proibido passar

Os filhos das nuvens

Fundação da Associação de Amizade e Pela Autodeterminação do Sahara Ocidental; Creación de Asociación de Solidaridad con el Pueblo Saharaui en Brasilia

POR UN SAHARA LIBRE.org – PUSL
PUSL.- Desde o início da ocupação do território do Sahara Ocidental pelo Reino do Marrocos, em 1975, os saharauis têm sido vítimas de humilhações, agressões físicas, prisões injustificadas, torturas e condenações injustas por tribunais marroquinos. Esses fatos ocorrem cotidianamente e só são tornados de conhecimento público graças à difusão de imagens captadas por cidadãos saharauis que resistem à ocupação, já que o Marrocos impede o livre exercício do jornalismo nos territórios que invadiu.
Um saharaui que tem documentado a violência policial no Sahara Ocidental, Walid Elbatal, e Mohamed El Ghazal foram violentamente agredidos e presos na cidade de Smara quando chegavam à casa onde se comemorava a libertação, depois de quatro anos de prisão, de Salah Lebsir. Desmentindo as versões das autoridades marroquinas, um vídeo mostra claramente que os dois saharauis foram abordados e violentamente agredidos por policiais à paisana, sendo o veículo em que estavam sido cercado por viaturas da polícia de ocupação.
Contra Elbatal foram forjadas, apesar das evidências mostradas pelo vídeo, acusações de obstrução do trânsito, ameaça a funcionários públicos e posse de arma. Ele foi condenado a seis anos de prisão, sentença posteriormente reduzida a dois anos. Ghazal está foragido.
O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos está investigando os fatos. A Associação de Solidariedade e pela Autodeterminação do Povo Saharaui, com sede em Brasília, protesta contra essa e outras violações aos direitos humanos dos saharauis que vivem nos territórios ilegitimamente ocupados pelo Marrocos.
-------------
Mariem Hassan (31 de maio de 1958—22 de agosto de 2015). Enfermeira, compositora e cantora. Nacionalidade saharaui