Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 25 de maio de 2021

No Dia da África, ONU apela a solidariedade com região que teve 2% de vacinas

Terça, 25 de maio de 2025


Da ONU News

Secretário-geral expõe necessidades de desenvolvimento e obstáculos agravados pela pandemia; tema deste ano: Artes, a Cultura e o Patrimônio como Alavancas para Construir a África que Queremos. 

Neste Dia da África, o secretário-geral da ONU apela às nações desenvolvidas para que se solidarizem com o continente. O 25 de maio marca a fundação da Organização de Unidade Africana, em 1963, entidade predecessora da atual União Africana, estabelecida há 20 anos. 

Para António Guterres, a pandemia expôs as desigualdades profundamente arraigadas e colocou em risco os ganhos de desenvolvimento conquistados com muito esforço em toda a região e além. No continente houve um total de 3.451.770 casos confirmados, segundo a Organização Mundial da Saúde. 

Cultura  

Este ano, a data tem como lema as Artes, a Cultura e o Patrimônio como Alavancas para Construir a África que Queremos.

Guterres disse que o rico e diversificado patrimônio cultural e natural regional é importante para o desenvolvimento sustentável, a redução da pobreza e a construção e manutenção da paz.  

UNICEF
Homem na Côte d'Ivoire recebendo sua primeira dose da vacina contra Covid-19

Uma das vantagens desse setor é fornecer uma base sólida para o progresso econômico inclusivo, em momento em que o continente se esforça para enfrentar os desafios colocados pela pandemia da Covid-19. 

Realçando o impacto da crise, ele disse ter aumentado as causas do conflito, piorado desigualdades e exposto as fragilidades da governança em muitas nações. Os exemplos disso são particularmente a prestação de serviços básicos como saúde, educação, eletricidade, água e saneamento.  

Desenvolvimento  

Guterres realçou ainda que a Covid-19 agravou a crise climática, que afeta de forma desproporcional os países em desenvolvimento. 

O secretário-geral destaca que para a recuperação econômica e para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é preciso garantir o acesso equitativo e universal às vacinas da Covid-19.  

A mensagem realça “o profundo desequilíbrio na distribuição” do imunizante entre os países, com as nações africanas recebendo apenas 2% do total de unidades. 

© Unicef/Sibylle Desjardins
Funcionária de logística em Kinshasa, na República Democrática do Congo, mostra um sensor de temperatura usado para garantir que as vacinas sejam armazenadas na temperatura certa