Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Deputada distrital Juli Lucy manda agredir quem cobra propina

Segunda, 3 de maio de 2021
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Pintura A Noite, de Max Beckmann, 1918

“Chegou alguém pra cobrar propina, desce a porrada no cara. Desce o cacete. Quero ver continuar a fazer isso” – diz a deputada no vídeo. E continua: “a pessoa pode ser inocentada na Justiça. Podem até passar o pano pra ele na polícia, se ele tiver esquema, se ele tiver contato político. Mas desce o cacete nele, igual fizeram lá, com o chefe de gabinete do Gama” – recomenda a parlamentar do Novo.


Por Chico Sant’Anna
Em um vídeo que circula nas redes sociais a deputada distrital Julia Lucy (Novo) parece ter perdido a noção do cargo que ocupa. No lugar de recomendar a quem o assiste denunciar às autoridades competentes quem pratica ato de corrupção, quem cobra propina, ela incentiva populares a espancar servidores públicos pegos nessa condição. A parlamentar ainda levanta suspeição sobre as autoridades e organismos responsáveis pela apuração de supostos casos de desvio de conduta do servidor público.

Ao blog, a parlamentar explicou que as pessoas não podem mais abaixar a cabeça e precisam se defender.

“Cobrança de propina, ameaça aos pequenos comerciantes e empreendedores, criação de dificuldades para vender facilidades são técnicas há muito tempo utilizadas no Brasil e que somente colocam as pessoas em uma situação de medo e impotência, pois são os pequenos que mais sofrem e não sabem a quem recorrer. Por isso, as pessoas não podem mais abaixar a cabeça e precisam se defender de qualquer tipo de situação de roubo ou exploração” – disse nos ela.

A postura da parlamentar, contudo, pode ser vista como um incentivo à barbárie e faz lembrar a aplicação do código babilônico de Hamurabi, datado de 1.770 a.C. Por ele, há quase quatro mil anos, rezava o princípio da lei de retaliação, do olho por olho, dente por dente. É de se perguntar o que ela espera construir socialmente com essa sugestão.

O conteúdo do vídeo despertou indignação, principalmente, entre advogados e juristas.