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(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Trem, VLT ou BRT? As opções em pauta para conectar Luziânia ao Plano Piloto

Quarta, 19 de junho de 2024

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
A solução que parece caminhar mais rápido é a implantação de uma linha do BRT, partindo de Luziânia-GO até Santa Maria, onde haveria inregração com o BRT-Sul, mas a antiga aspiração de se ter uma conexão ferroviária para passageiros parece mais factível de acontecer. Dois projetos estão em análise pelo governo federal: VLT e Trem Regional. GDF não tem participado dos estudos técnicos.

Por Chico Sant’Anna
No momento, estão em estudos simultaneos três projetos de melhoria no transporte de passageiros do Entorno Sul para Brasília: BRT de Luziânia, Trem Regional de Passageiros e o VLT, cujos detalhes já vieram a público.

O projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT, elaborado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, interconectando Luziânia em Goiás ao Plano Piloto pouco contribuirá no deslocamento interno de passageiros dentro do Distrito Federal. Isso porque a CBTU só está prevendo três estações na Capital Federal e, consequentemente, poucas opções de integração com outros modais. Essa decisão pode reduzir substancialmente a quantidade de passageiros que poderiam usufruir desse novo meio de transporte. Na prática, como a linha férrea corta transversalmente os principais eixos viários entre o Plano Piloto e as cidades satélites, criar estações nesses cruzamentos permitiria ampliar os benefícios do VLT.

Pelo projeto da CBTU, apresentado em audiência pública, na Câmara dos Deputados, as estações que seriam criadas no DF se localizariam no Guará – onde poderia haver a integração com o metrô -, na antiga estação Bernardo Sayão, nas proximidades das quadra quatro Park Way, e a estação final na Rodoferroviária, no final do Eixo Monumental, onde a proposta prevê integração com futuras linhas de ônibus.

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