Nate — Avaaz <avaaz@avaaz.org
Mães condenadas à morte por apedrejamento
Nate — Avaaz
A justiça do Sudão condenou duas mães à morte por apedrejamento. Sem uma enorme pressão política, essas sentenças horríveis podem ser executadas em breve. Podemos ajudar, mas precisamos agir rápido! Assine agora e vamos mobilizar a comunidade internacional, levar nosso apelo às principais autoridades sudanesas e ajudar os advogados a entrar com um recurso.
Queridos amigos e amigas,
Uma das mulheres é mãe de nove filhos. Seu marido diz que um dos filhos não é dele. O marido da outra a abandonou depois que ela deu à luz o primeiro filho, há sete anos. Agora ele voltou, acusando-a de adultério.
Por esses “crimes”, elas foram condenadas a uma morte cruel e dolorosa por apedrejamento — depois de um julgamento suspeito, em que as mulheres nem sequer contaram com a presença de um advogado.
Mas ainda temos uma chance de impedir isso: agora elas têm advogados para entrar com um recurso e a atenção da comunidade internacional pode ajudar a garantir um julgamento justo.
Já funcionou antes! Em um caso muito semelhante há alguns anos, a Avaaz reuniu mais de um milhão de assinaturas de pessoas do mundo todo, e a sentença foi anulada por um tribunal superior.
É hora de fazer isso de novo. Assine agora e a Avaaz dará o suporte necessário para a equipe jurídica que cuida do caso. Também trabalharemos para criar um grande apelo mundial pela libertação dessas mulheres e pela reforma da lei, ao lado de movimentos sudaneses e organizações internacionais de direitos humanos!
Um conflito terrível está acontecendo no Sudão, onde um grande número de mulheres tem sido alvo de ataques, estupros e assassinatos. Mas enquanto ninguém é responsabilizado por esses crimes de guerra, essas mulheres foram prontamente condenadas à morte pelo “crime” de adultério.
O julgamento foi uma farsa. Sem a presença de advogados, grupos locais dizem que a polícia as coagiu a confessar. Em uma reviravolta ainda mais cruel, um dos casos continua em andamento, apesar de relatos de que o acusador retirou todas as acusações!
Organizações dentro e fora do Sudão estão em alerta, e se todos nós nos juntarmos a elas, podemos fortalecer ainda mais seu apelo por justiça. Adicione seu nome e compartilhe com todo mundo que se preocupa com os direitos das mulheres. Vamos garantir que essas crianças não tenham que crescer sem suas mães:
Quando a Avaaz ficou sabendo de um caso semelhante há pouco mais de três anos, mais de um milhão de membros da nossa comunidade se juntaram a corajosos advogados e organizações para apoiar uma jovem de 20 anos condenada à morte por apedrejamento – e ajudamos a reverter a sentença. Com a guerra no Sudão prestes a completar três anos, os membros da Avaaz se mobilizaram mais uma vez para levar ajuda vital aos voluntários no local e divulgar as histórias do país na mídia internacional. Como costumamos dizer: quem salva uma vida salva o mundo inteiro – por isso, vamos nos unir mais uma vez.
Com esperança,
Nate, Antonia, Mo, Andrea, João e todo o time da Avaaz
Mais informações:
Tribunais sudaneses condenam duas mulheres à morte por apedrejamento pelo crime de adultério, apesar das obrigações internacionais (ACJPS, em inglês)
Grupo regional de direitos humanos afirma que duas mulheres sudanesas foram condenadas à morte por apedrejamento (Sudan Tribune, em inglês)
Indignação cresce com sentenças de apedrejamento no Sudão (AllAfrica, em inglês)
Condenada por adultério no Sudão, mulher de 20 anos é sentenciada à morte por apedrejamento (O Globo, 2022)
A Avaaz é uma rede de campanhas global de 70 milhões de pessoas que se mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global influenciem questões políticas nacionais e internacionais. ("Avaaz" significa "voz" e "canção" em várias línguas). Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta e a nossa equipe está espalhada em 18 países de 6 continentes, operando em 17 línguas. Saiba mais sobre as nossas campanhas aqui, nos siga no Facebook ou Twitter.
Você se tornou membro do movimento Avaaz e começou a receber estes emails quando assinou a campanha "Community Petitions Site" no dia 2016-09-27
Para garantir que as mensagens da Avaaz cheguem à sua caixa de entrada, por favor adicione avaaz@avaaz.org à sua lista de contatos. Para mudar o seu endereço de email, opções de idioma ou outras informações pessoais, entre em contato conosco, ou clique aqui para se descadastrar.
Para entrar em contato com a Avaaz, não responda este email, escreva para nós no link www.avaaz.org/po/contact.

Avaaz Foundation
℅ Sayer Vincent LLP
110 Golden Lane
London, England
EC1Y 0TG
Avaaz Foundation
c/o Servcorp
1330 6th Avenue
Suite 23A
New York, NY 10019 USA

