Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 21 de fevereiro de 2026

🔥🛡️ A defesa da Terra Indígena Yanomami passa pela Carta de Sururucu. Assista ao filme que conta essa história!

Sábado, 21 de fevereiro de 2026


Olá,

Mais de 550 lideranças Yanomami e Ye’kwana se reuniram, em novembro de 2025, na região de Surucucu (RR), para avaliar a situação de seu território e definir prioridades para o futuro. Desse encontro nasceu a Carta de Surucucu, apresentada em um minidocumentário de 19 minutos lançado recentemente.

Produzido pelo Instituto Socioambiental em parceria com associações indígenas, o filme mostra depoimentos de lideranças como Waihiri Hekurari, Davi Kopenawa, Júlio Ye’kwana e Carlinha Lins, e registra a organização do VI Fórum de Lideranças, que reuniu representantes de comunidades do Brasil e da Venezuela.

A produção contextualiza a situação de emergência decretada em 2023 na Terra Indígena Yanomami e os avanços desde então, como operações contra o garimpo ilegal e a reestruturação da saúde. Ao mesmo tempo, aponta desafios persistentes: apenas nos primeiros oito meses de 2025, foram registrados 14.615 casos de malária, em uma população de cerca de 30 mil pessoas, apesar de uma redução de 20% em relação a 2024.

A Carta de Surucucu reivindica fortalecimento das Bases de Proteção Etnoambiental, apoio ao plano de vigilância indígena, punição aos responsáveis pelo garimpo, manutenção das operações federais e aprovação do PL 3.776/2024. O documento também destaca a demanda por educação diferenciada, com escolas bilíngues e interculturais nos territórios.




Socioambiental se escreve junto.


Fabrício Araújo

Instituto Socioambiental (ISA)


Quer falar conosco? Ligue ou envie um WhatsApp para (11) 93418 8824 e fale com Maria Dias ou escreva para relacionamento@socioambiental.org



Instituto Socioambiental Av. São Luiz, 187 - loja 28 2o piso - Galeria Metrópole Centro Histórico São Paulo, SP 01046-912 Brazil