Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Lançado pacto pela educação básica brasileira

Sexta, 13 de novembro de 2009.
Até que enfim alguma coisa boa poderá acontecer ao ensino básico do país. É que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou nesta sexta-feira o movimento SBPC: Pacto pela Educação. O movimento tem como idéia apresentar, no primeiro semestre de 2010, propostas que melhorem o ensino básico brasileiro.
Marco Antônio Raupp, presidente da SBPC, lembrou no ato de lançamento do Movimento que o ensino básico vai mal. Declarou ele que no Brasil há uma pedagogia ultrapassada, professores mal remunerados, violência nas escolas. O Pacto pela Educação deseja propor ações que visem resolver tanto problemas emergenciais como de longo prazo.
O problema maior não será indicar as ações, as soluções, mas convencer os governantes a encararem a educação como necessária à revolução da sociedade brasileira. Esse é o X da questão. Como sensibilizar governantes que por anos a fio não aplicam sequer o mínimo previsto nos orçamentos aprovados? Como convencer governadores, por exemplo, que questionam no Supremo Tribunal Federal a lei federal, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT/DF), que determina um piso salarial de R$900 para professores ?