Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Mais de 630 mil pessoas ainda vivem em acampamentos no Haiti

Quarta, 14 de setembro de 2011
Da Agência Pulsar
Uma investigação da Haiti Grassroots Watch registra as péssimas condições de higiene e segurança em que se encontram os acampamentos no Haiti. Pelos menos 6 mil 160 pessoas já morreram de cólera e os contaminados pela doença chegam a 426 mil.

Na país caribenho existem mil acampamentos que abrigam famílias que perderam suas casas durante o terremoto corrido em março de 2010. Todos carecem de instalações sanitárias adequadas.

O estudo, concluído em março desde ano, destaca que apenas 18% dos acampamentos têm pias para que as pessoas possam lavar as mãos. Apenas 29% possuem sistema de recolhimento e depósito de lixo sólido. Nos acampamentos, a média é de um vaso sanitário para cada grupo de 112 pessoas.

No último verão haitiano, sob a alegação de falta de verbas, foram suspensos os serviços de limpeza sanitária, distribuição de água e atenção médica na maioria dos acampamentos.

Segundo dados do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU), agências humanitárias receberam mais 40 milhões de dólares para a realização dos serviços em 2011.

A investigação da Haiti Grassroots Watch também chama atenção para o fato da maioria dos desabrigados não estar incluída nos planos de reconstrução de moradias no país. As 68 mil casas prometidas somente resolveriam o problema de 22% das famílias acampadas, de acordo com dados de um levantamento realizado no ano passado. (pulsar/tierramerica)