Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 25 de setembro de 2011

Alemanha usou criminoso nazista para espionar Fidel Castro

Domingo, 25 de setembro de 2011
Da Opera Mundi

Entre 1958 e 1962, o serviço secreto da Alemanha Ocidental espionou o líder cubano Fidel Castro e, para isso, utilizou os serviços de um criminoso nazista. Walter Rauff era o responsável pelas unidades móveis de câmaras de gás utilizadas pelo regime nazista na Polônia e na Ucrânia.

Após o fim da Segunda Guerra, Rauff fugiu de um campo de prisioneiros e se estabeleceu no Chile, onde foi contatado pelo serviço secreto alemão. As revelações foram feitas neste domingo (25/09) pela revista Der Spiegel, com base em documentos oficiais tornados públicos recentemente.
 
Os papéis revelam que a espionagem alemã conhecia o papel de Rauff durante o nazismo. Apesar disso, o recrutou com a missão de fornecer informações sobre Fidel Castro. Em troca dos serviços, Rauff percebeu 70 mil marcos alemães e foi avisado a tempo de destruir todos os seus documentos quando a Polícia o prendeu em Punta Arenas em 1962. Ele foi capturado a partir de um pedido da justiça alemã, que o acusava pela execução de 98 mil prisioneiros durante o nazismo.
 
O processo acabou arquivado, porque a justiça chilena considerou que os crimes haviam prescrito por ter passado mais de 15 anos. Ele morreu em 1984 no Chile, onde passou os últimos anos de vida, parte deles protegido pelo regime de Augusto Pinochet.