Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Insegurança no Mané Garrincha: MPDFT convoca órgãos públicos para conversar sobre eventos no estádio

Quinta, 16 de junho de 2016
Do MPDF

Representantes das Secretarias de Turismo, Esportes, Segurança Pública e da Polícia Militar reuniram-se com o MPDFT na tarde desta quarta-feira, dia 15, a pedido do procurador-geral de Justiça, Leonardo Bessa. No encontro, foram abordadas questões de segurança, infraestrutura e a necessidade de melhorar os serviços prestados aos frequentadores do estádio Mané Garrincha durante os jogos.

O tema principal do encontro foram as brigas de torcida durante o jogo Flamengo x Palmeiras no último dia 5 de junho. O MPDFT solicitou cópia das filmagens e pediu informações quanto aos procedimentos de segurança durante o evento. Foi consenso entre os participantes a necessidade aprimorar procedimentos, considerando inclusive a possibilidade de impedir a participação de torcidas organizadas (que representem risco ao cidadão) em jogos futuros.

A procuradora Distrital dos Direitos do Cidadão, Maria Rosynete de Oliveira, e o promotor de Defesa dos Direitos do Consumidor, Paulo Binicheski, informaram sobre reclamações que chegaram ao MPDFT e pediram que sejam cobradas providências por parte dos organizadores. As reclamações, recebidas por meio da Ouvidoria, dizem respeito à limpeza dos banheiros, sinalização, falta de informação, demora nas filas para acesso ao estádio, entre outras.

Também ficou definido que a partir de agora um promotor do MPDFT acompanhará os eventos no Mané Garrincha. O órgão também participará de reuniões prévias à organização dos próximos eventos. Leonardo Bessa chamou a atenção para a boa vontade de todos os participantes da reunião em ajustar os procedimentos para evitar novos problemas. “É preciso pensar a médio e longo prazo. A capital do Brasil precisa dar exemplo e tornar-se referência de segurança para todos os torcedores”, disse.