Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 26 de junho de 2016

Imprensa em questão > Viés informativo: Manipulação e suavização do noticiário

Domingo, 26 de junho de 2016
Deu no Observatório da Imprensa
Por Elstor Hanzen em 21/06/2016 na edição 908 
Desde que o governo interino assumiu a administração nacional, há grande esmero por lado dos principais grupos de comunicação na “coloração” dos fatos, mesmo que tal entonação não condiz com a mudança da realidade. Esse comportamento se observa em estágios mais sutis – como a substituição de palavras negativas por positivas –, e outros exemplos escancarados de deturpação dos acontecimentos – como manchetes desequilibras para ressaltar aspectos menos relevantes e ocultar os mais importantes –, sendo que muitos casos já viram piada nas redes sociais.

No artigo “A manipulação de contextos na montagem de notícias”, Carlos Castilho faz uma excelente análise de como as Organizações Globo, por meio do JN, usam com mestria e perspicácia a manipulação na edição do conteúdo. Castilho lembra que “um editor ou jornalista pode criar um contexto sem alterar dados, fatos ou eventos”. Para ilustrar sua citação, usa uma comparação: “Um dado não existe fora de um contexto. Ele pode ser exato, mas manipulado conforme a imagem do copo meio cheio ou meio vazio. O copo é o mesmo, o volume de água idem, mas o profissional pode descrever o fato de maneiras diferentes o que vai induzir o leitor, telespectador ou internauta a desenvolver percepções e opiniões condicionadas pela descrição jornalística.”
Manchete no dia após Cerveró revelar propina ao filho do FHC
Manchete no dia após Cerveró revelar propina ao filho do FHC

A imagem acima reproduzida no Facebook pelo escritor Fernando Morais, ganhou repercussão e virou piada nos espaços virtuais: “Não consigo entender a perseguição do jornal o globo ao fernando henrique cardoso. Basta aparecer qualquer denúncia sobre escândalos no governo do ex-presidente que o jornalão escancara, dá com o maior destaque. Olha essa capa de hoje. Só um cego não vê isso”, ironizou o escritor. Para ler “só com lupa”, finalizou.
Título da Folha omitiu Temer da chamada
Título da Folha omitiu Temer da chamada

A capacidade de uma leitura crítica

Destaque da Folha de S.Paulo também obteve a atenção dos internautas pela deliberada tentativa de poupar o nome do presidente interino Michel Temer no contexto da crise. Neste exemplo, o público online resolveu sinalizar com seta vermelha onde deveria constar “de Temer” na edição do título.