Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Interesse Público: MPF defende fim da exportação de animais vivos para abate

Quinta, 13 de julho de 2018
Do MPF
Imagem mostra a parte frontal de um navio azul e as cordas que o atracam em um porto. Ao fundo, podemos ver outros navios mais afastados, também atracados. Em primeiro plano, uma tarja na cor verde diz: "Animais transportados vivos - projeto tenta barrar prática polêmica".
Imagem: divulgação Interesse Público
Para MPF, prática desrespeita a Constituição, é cruel e gera impacto ambiental – o programa desta semana mostra a polêmica que envolve o transporte de carga viva em navios. Assista na TV Justiça, às 17h30 de domingo (15), ou no canal do MPF no YouTube

No Rio de Janeiro, paisagens do Parque Nacional da Tijuca estão menos poluídas visualmente: antenas e torres de telecomunicação vêm sendo retiradas em atuação conjunta do MPF e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A iniciativa decorre de norma que define o uso do morro do Sumaré exclusivamente para a prestação de serviços de radiodifusão, telefonia, energia elétrica e outros serviços públicos, como determina o Plano de Manejo da unidade de conservação.O Ministério Público Federal (MPF) defende o fim da exportação de animais vivos para abate. A manifestação foi feita em janeiro deste ano, em ação civil pública iniciada por uma ONG de proteção animal contra o navio MV Nada. Por cinco dias, após liminar da Justiça, a embarcação ficou atracada no porto de Santos, impedida de partir para a Turquia com 27 mil bois vivos a bordo. O navio foi liberado para seguir viagem, mas a polêmica está longe de terminar. O MPF defende que a exportação de carga viva deve acabar, por ser cruel, desrespeitar a Constituição brasileira e gerar grave dano ambiental. Nossa equipe de reportagem foi até a Assembleia Legislativa de São Paulo, para acompanhar a votação de projeto de lei que pretende abolir essa prática. 
Ainda no programa desta semana, saiba mais sobre a chamada lei Lola, que atribui à Polícia Federal a investigação de crimes praticados contra as mulheres, na internet. E confira também a entrevista do procurador regional da República Vladimir Aras, que integra grupo do MPF de combate a crimes cibernéticos.
Nossos repórteres também foram até Minas Gerais para mostrar o trabalho do MPF no Parque Nacional da Serra da Canastra. A intenção é aliar a proteção ambiental aos direitos de comunidades tradicionais que habitam e produzem na região.
Agrotóxicos
Após a Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovar a lei que pode flexibilizar o uso de agrotóxicos no país, o MPF volta a enviar alertas ao Congresso Nacional contra a proposta. Fique por dentro das principais críticas do Ministério Público Federal a esse projeto de lei.

Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça aos domingos, às 17h30, com reprises ao longo da semana. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Pará, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro, Acre, Paraíba e Rio Grande do Sul. Você também pode acompanhar o programa pelo site da TV Justiça, ou acessar as reportagens no canal do MPF no YouTube.
O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país. Para enviar críticas, sugestões ou tornar-se um retransmissor do programa noticioso, fale conosco pelo endereço eletrônico: pgr-interessepublico@mpf.mp.br.