Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 19 de julho de 2018

O Teatro da Velha política ainda em cartaz no DF

Quinta, 19 de julho de 2018
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna


Há quem diga que Frejat está reencenando o antigo papel de Jânio Quadros, quando este renunciou à presidência da República por pressão das “forças ocultas”, esperando ser carregado de volta nos braços do povo. Lá na frente, no epilogo do teatro político, Frejat voltaria à ribalta candanga. Mas a saída dele – com ou sem reaparição – não significa que os atores do mal, os “diabos”, foram retirados do enredo.

Por Chico Sant’Anna
As razões que levaram o médico Jofran Frejat a abandonar a disputa pelo Palácio do Buriti revelam claramente que as forças da Velha Política ainda andam fortes, atuantes e, quando necessário, agindo em conjunto. Mensalão dos Democratas, Caixa de Pandora, Operação Panatenaico e tantos outros escândalos que estão sendo investigados pelas autoridades policiais não foram suficientes para reduzir o ímpeto de certas figurinhas bem carimbadas da política local em agir e interferir em proveito próprio no processo eleitoral candango.

Personalidades que já visitaram as celas da Papuda agem livremente na tentativa de construir um cenário politico que lhes permita voltar à cena política, mesmo que seja por detrás da coxia. Dali, fora do foco da ribalta, eles ditarão posso a passo o enredo que esperam que seus afiliados no extremo do proscênio representem na parte frontal do palco. Agem como tutores de marionetes. Dali, esperam ganhar forças políticas para enfrentar os processos e inquéritos que respondem, quem sabe garantir o engavetamento de uma papelada aqui outra acolá. Dali, também esperam rechear novamente seus bolsos, afinal a carne é fraca e a Justiça é lenta.