Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 24 de julho de 2018

Documentário sobre procurador Pedro Jorge, assassinado em Olinda (PE), em 1982, chega à internet; o mandante foi o 'Major Ferreira'

Terça, 24 de julho de 2017
Do MPF
Responsável pela denúncia dos envolvidos no Escândalo da Mandioca, o membro do MPF foi morto a tiros a mando de um dos acusados no esquema
Print do hotsite.
Quem ainda não assistiu ao documentário “Pedro Jorge: uma vida pela justiça” poderá, a partir de agora, vê-lo no YouTube ou fazer download do vídeo em alta resolução no hotsite www.docpedrojorge.mpf.mp.br, a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet. O filme também estará disponível com legendas em português, para ampliar a acessibilidade do conteúdo.

Produzido pelo Ministério Público Federal (MPF) na 5ª Região, em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o documentário conta a história do procurador da República Pedro Jorge de Melo e Silva, assassinado em 1982, aos 35 anos de idade. Ele foi responsável por investigar e denunciar os envolvidos em um dos maiores casos de corrupção da década de 1980, o chamado “Escândalo da Mandioca”, que funcionava no município de Floresta, no sertão pernambucano, em meio à ditadura militar. Pedro Jorge foi morto a mando do ex-major José Ferreira dos Anjos, um dos beneficiados pelo esquema de corrupção.

O procurador regional da República Marcelo Alves Dias de Souza, chefe do MPF na 5ª Região, destaca que um dos objetivos do documentário foi resgatar essa história e recontá-la para as gerações atuais. “O lançamento desse hotsite é, para nós, motivo de muita alegria, porque qualquer pessoa, seja daqui de Pernambuco, de Alagoas – terra de Pedro Jorge – ou de qualquer outro lugar do mundo, poderá assistir e conhecer a história desse que consideramos o mártir do Ministério Público Federal”, pontuou Marcelo Alves, que assina a direção institucional do documentário junto com o reitor da Unicap, padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira.

O documentário, que tem 41 minutos de duração, foi lançado no dia 27 de março de 2017, em sessão especial gratuita que reuniu cerca de mil pessoas no Cinema São Luiz, a maior e mais antiga sala de exibição do Recife (PE). Entre os entrevistados do média-metragem, estão o então procurador-geral da República Rodrigo Janot, os ex-procuradores-gerais da República Geraldo Brindeiro e Aristides Junqueira, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, a esposa e as filhas de Pedro Jorge, entre outras personalidades.

O hotsite traz ainda um vídeo e uma galeria de fotos sobre o lançamento do documentário, além de reportagens audiovisuais que mostram a repercussão do evento na mídia. Além de assistir em casa, qualquer pessoa poderá promover exibições públicas do filme, desde que sejam gratuitas, uma vez que o média-metragem não tem fins lucrativos.