Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Plenárias nos estados preparam mobilizações para 10/8 Dia Nacional de Paralisação e Manifestações

Segunda, 30 de julho de 2018
CSP Conlutas
O dia 10 de agosto convocado pelas centrais sindicais como um dia nacional de paralisação e manifestações contará com mobilizações em todos os estados. Os informes dos preparativos deste dia nacional de lutas foram dados durante reunião nesta quarta-feira (25), na sede do Dieese, em São Paulo.


Representantes das nove centrais sindicais brasileiras e de vários sindicatos presentes falaram sobre como está a organização nos estados e regiões e as informações dão conta de que o dia 10 de agosto tem tudo para ser uma grande data de mobilização em todo o país. Metalúrgicos, rodoviários, papeleiros, metroviários, servidores públicos eram algumas das categorias presentes.

Tocador de vídeo

00:00
00:54
Plenárias estão sendo realizadas nos estados para preparar os protestos que ocorrerão neste dia, que deverá contar com paralisações e atrasos nos locais de trabalho, manifestações e atos públicos.

Uma plenária do setor de transportes de São Paulo foi marcada para o próximo dia 2, quando serão discutidas as ações possíveis no setor.

CSP-Conlutas nos estados
As regionais da CSP-Conlutas nos estados também já estão organizando plenárias e reuniões para organizar o dia 10.

Em Minas Gerais, a Federação Metalúrgica aprovou a participação neste dia de luta. No Rio de Janeiro, uma plenária unificada da CSP-Conlutas juntamente com as centrais sindicais definiu por iniciar o dia com mobilizações nas categorias e realizar um ato na Praça XV.

Em Santa Catarina, já foi realizada reunião unificada das centrais que reafirmaram os eixos nacionais deste dia de luta, que é em defesa do emprego, da aposentadoria e dos direitos trabalhistas. Panfletagens foram marcadas e uma nova reunião definirá as categorias onde haverá mobilização.

Em regionais, como Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Maranhão, Ceará, entre outras, plenárias também estão marcadas para organizar a data.

“Temos importantes categorias em campanha salarial neste segundo semestre, como os trabalhadores dos Correios, bancários, servidores públicos, metalúrgicos, petroleiros. Os trabalhadores estão se mobilizando para garantir seus direitos. O dia 10 é um momento em que podemos, inclusive, unificar e fortalecer todas as lutas para dar um basta aos ataques dos governos e patrões”, afirmou Altino Prazeres, da CSP-Conlutas SP.

Leia também: