Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Os governantes sempre atrás do Ministério Público

Sexta, 23 de abril de 2010
A Operação Bagre, deflagrada ontem (22/4) pelo (MPDFT) Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, e que investiga fraudes na licitação do projeto básico de engenharia do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), forçou o governador-tampão, Rogério Rosso, a demitir o presidente, o diretor de operação e manutenção e também determinar o afastamento do chefe do Departamento da diretoria Técnica do metrô do DF.
Os casos de corrupção que já explodiram no DF nos últimos tempos mais que justificam a intervenção federal no Executivo e Legislativo de Brasília. Para se ter uma idéia, passado tanto tempo de criação, na CLDF, da CPI da Corrupção —indevidamente chamada de CPI da Codeplan— essa comissão patina, melhor, está sempre andando para trás. Ontem mesmo haveria uma reunião da CPI. Apenas um parlamentar compareceu. À tarde outro integrante da CPI, Chico Leite (PT), anunciou que deixaria a comissão.
É o tal caso, se é para simular apuração, para que ficar na comissão? Que venha o único remédio, apesar de amargo, mas que evitará a putrefação do Estado: a intervenção federal.