Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Caos da Saúde Pública no Gama será a pauta da XIII Plenária do Forum Comunitário e de Entidades do Gama; será no sábado (13/5) às 15 horas, em reunião aberta a todos os moradores

Quinta, 11 de maio de 2017

A expectativa é de que neste sábado a comunidade aprofunde a discussão sobre os sério problema, caos mesmo, que atinge a rede pública de saúde na cidade e que penaliza os usuários da rede.

Hoje, por exemplo, além de problemas semelhantes a observados em outras cidades do DF, o Pronto Atendimento Infantil —PAI— do Hospital Regional do Gama (HRG) continua fechado, sem se ver a intenção do governo do DF em reabri-lo.

Também a clínica médica do pronto socorro de adulto continua funcionando com restrições.

A palavra "Restrições" é usada como um eufemismo, pois o que de fato acontece é que a clínica praticamente deixou de funcionar.

Ou alguém vai querer convencer que um pronto socorro está funcionando bem só atendendo pacientes classificados como laranja (muito urgente - com tempo de espera estimado em 10 minutos), ou vermelho (emergência absoluta - indicando atendimento imediato)?

E em-pur-ran-do para centros de saúde ou outros hospitais todos os usuários classificados como:

Azul (não urgente - indicando que o paciente precisa apenas de um atendimento básico, com tempo de espera de 240 minutos);

Verde (pouco urgente - a classificação aponta que o paciente não corre risco de morte, podendo ser atendido sem prioridade, em 120 minutos); e

Amarelo (urgente - o paciente deverá aguardar, em média, 60 minutos).
Pronto socorro que não dá pronto atendimento, pode?

Vamos ver o que sairá dessa reunião do sábado (13/5), às 15 horas, no CILG (Centro de Línguas do Gama). O CILG fica próximo ao antigo Forum, Setor Central do Gama.

Clique na imagem para ampliá-la.