Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 2 de maio de 2017

MPF pede à Polícia Federal que dê segurança aos indígenas atacados por fazendeiros no Maranhão

Terça, 2 de maio de 2017
MPF pede à Polícia Federal que dê segurança aos indígenas atacados por fazendeiros no Maranhão
Os Gamela retomaram uma área contígua à aldeia Cajueiro Piraí localizada no interior do território tradicional reivindicado pelo povo. Foto: Ascom/Cimi

Do MPF
O MPF quer também que a Funai se manifeste sobre as providências adotadas ante a iminência de possível novo ataque aos indígenas
Assim que tomou conhecimento dos ataques de fazendeiros aos indígenas do povo Gamela, em Viana (MA), o Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) comunicou o fato à Policia Federal (PF) e à Secretaria de Segurança Pública do Estado, solicitando deslocamento imediato de força policial para a região do conflito, precisamente nas aldeias Piraí e Cajueiro. Viana fica localizada a cerca de 220 km de São Luís e os ataques ocorreram no último domingo (30). O MPF quer também que a Fundação Nacional do Índio (Funai) se manifeste sobre as providências adotadas ante a iminência de possível novo ataque aos indígenas.

Segundo comunicado da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão (CCR do MPF) ao MPF/MA, a situação na região é de extrema gravidade. Cinco indígenas estão internados no hospital Socorrão 2, em São Luís. Um deles levou dois tiros, sendo que uma bala está alojada na coluna e a outra na costela, além de ter tido as mãos decepadas e ligamentos do joelho cortados. O irmão dele levou um tiro no peito. Outro indígena também teve as mãos decepadas, e outro levou um tiro na cabeça e outro no rosto e no ombro. Até o momento, dois indígenas foram operados e vários outros estão feridos e internados em hospitais próximos ao município de Viana.
O MPF requisitou ainda à PF, à Secretaria de Segurança e à Funai informações sobre a apuração dos fatos ocorridos no último final de semana com os índios do povo Gamela. O que se sabe é que os ataques aconteceram após incitação de ódio contra os indígenas convocada por intermédio de emissoras de rádio da região. Os fazendeiros estão se reunindo no povoado de Santeiro, no município de Viana, os Gamela estão nas aldeias Piraí e Cajueiro, que fica na estrada que liga Viana a Matinha.