Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Cine Itapuã do Gama, por lei Patrimônio Cultural Material do DF, continua abandonado pelo governo de Brasília. Projeto de revitalização nunca passou de fita de ficção

Quinta, 12 de abril de 2018




Lei nº 5.616 de 2016, de iniciativa do distrital Wasny e Roure, e sancionada por Rodrigo Rollemberg em 26 de fevereiro do mesmo ano e publicada na página 02 do DODF de 29 de fevereiro de 2016, declara o Centro Cultural Itapuã 'Patrimônio Cultural e Material do Distrito Federal'.

Clique nas imagens abaixo para ampliá-las

Cópia em destaque do DODF


Se a fachada está assim, imagine você como se encontra a parte interna, principalmente o que um dia foi a sala de exibição. Ruína.


A cara dos governos de Brasília.


Não é cratera lunar, é a marquise do Cine Itapuã.


O grafiteiro terá representado nos 4 personagens deste mural a desgraça vivida já há um bom (bom ou péssimo?) tempo pelo Cine Itapuã? Personagem 1 — lágrimas de sangue pelo cinema; Personagem 2 — ouvidos tapados com as mãos para não escutar tantas promessas mentirosas, demagógicas, de governadores, deputados, administradores, o cacete a quatro; Personagem 3 — a boca vertendo sangue de tanta raiva dos políticos que tudo prometem e nada fazem pelo Cine Itapuã; e Personagem 4 — o rosto verde de decepção (ou seria de raiva?). 


Lágrimas de sangue pela desgraça a que foi condenado o velho, o querido, Cine Itapuã, o primeiro prédio de alvenaria construído na cidade.

Aqui jaz os restos do saudoso Cine Itapuã


A vida e a morte do Cine Itapuã:

Um filme de terror. Ou de tragédia

Cine Itapuã pode ser salvo