Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

OMS pede solidariedade no financiamento, garantindo igualdade de acesso à futura vacina COVID-19

Sexta, 14 de agosto de 2020
Da ONU Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na quinta-feira (13) que seis meses depois de soar o alarme internacional sobre a COVID-19, a agência da ONU está agora intensamente focada nos testes necessários para as pesquisas de vacinas e em garantir acesso rápido, justo e equitativo a para todos os países.
Com os efeitos em cadeia afetando a vida das pessoas, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse durante coletiva de imprensa em Genebra que, para seguir em frente, “a melhor aposta é fazermos isso juntos”.
Menino realiza exame de saúde em meio a casos de COVID-19 na cidade de Muntinlupa, nas Filipinas. Foto: OIT/Minette Rimando
Menino realiza exame de saúde em meio a casos de COVID-19 na cidade de Muntinlupa, nas Filipinas. Foto: OIT/Minette Rimando
Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na quinta-feira (13) que seis meses depois de soar o alarme internacional sobre a COVID-19, a agência da ONU está agora intensamente focada nos testes necessários para as pesquisas de vacinas e em garantir acesso rápido, justo e equitativo a para todos os países.

Com os efeitos em cadeia afetando a vida das pessoas, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse durante coletiva de imprensa em Genebra que, para seguir em frente, “a melhor aposta é fazermos isso juntos”.
O Acelerador de Acesso às Ferramentas COVID-19 (ACT), lançado em abril, mostrou resultados, disse Tedros, com nove vacinas candidatas no portfólio do mecanismo COVAX, projetado para garantir o acesso rápido, justo e equitativo às vacinas contra COVID-19 em todo o mundo, agora avançando pelos testes de Fase 2 ou 3.
O portfólio, o mais amplo do mundo, está em expansão, acrescentou. Países que representam 70% da população global se registraram ou expressaram interesse em fazer parte da iniciativa.
Em termos de tratamento, ele disse que a primeira terapia comprovada para COVID-19 grave, a dexametasona, foi anunciada em junho e agora está ganhando escala. Mais de 50 testes estão em avaliação e novas evidências foram geradas em torno dos testes de detecção rápida de antígenos que podem estar “mudando o jogo”.

FMI: pandemia custará US$12 trilhões em dois anos

Salientando que o Acelerador ACT é a única estrutura global para garantir a alocação justa e equitativa das ferramentas COVID-19, ele disse que, para ter sucesso, esta deve ser adequadamente financiada.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que a pandemia esteja custando 375 bilhões de dólares por mês e prevê uma perda cumulativa de 12 trilhões de dólares para a economia global em dois anos.
Só o G-20, grupo de economias mais ricas, mobilizou mais de 10 trilhões de dólares em estímulos fiscais para tratar e mitigar as consequências da pandemia – três vezes e meia o que o mundo liberou para enfrentar a crise financeira global de 2008.
Por outro lado, o financiamento do Acelerador ACT custará uma “pequena fração” em comparação com a alternativa, que é as economias retraírem ainda mais e exigirem pacotes de estímulo fiscal contínuos, disse Tedros.
Antes de gastar mais 10 trilhões de dólares nas consequências da próxima onda, ele disse que o mundo precisará gastar pelo menos 100 bilhões de dólares em novas ferramentas, especialmente quaisquer novas vacinas que sejam desenvolvidas.
A necessidade mais imediata é de 31,3 bilhões de dólares para o Acelerador ACT — a única iniciativa ativa que reúne todas as pesquisas globais, fabricação, estipulações regulatórias, compras e aquisições necessárias para acabar com a pandemia.

Divulgue o risco, compartilhe a recompensa

“Escolher vencedores individuais é uma aposta arriscada e cara”, disse ele. “O Acelerador ACT permite que os governos distribuam o risco e compartilhem a recompensa.”
Para ser seguro, o desenvolvimento de vacinas é longo, complexo, arriscado e caro, disse Tedros, observando que a grande maioria falha nos estágios iniciais.
O mundo precisa de múltiplas vacinas candidatas para maximizar as chances de encontrar uma vencedora que funcione.

‘Nacionalismo vacinal’

O excesso de demanda e a competição pelo fornecimento já estão acelerando o “nacionalismo da vacina” e o risco de aferição de preços, disse ele: o tipo de falha de mercado que somente a solidariedade global, o investimento público e o engajamento podem resolver.
A lacuna de financiamento do Acelerador ACT não pode ser coberta apenas pela ajuda tradicional ao desenvolvimento, disse ele. A melhor solução é uma combinação de ajuda ao desenvolvimento e financiamento de pacotes de estímulo. É a maneira mais rápida de acabar com a pandemia e garantir uma rápida recuperação global.
Os investimentos em estímulos e a implementação coordenada de novas vacinas, testes e tratamentos terão um grande efeito multiplicador nas economias globais. “Há esperança”, disse ele. “Se todos nós implantarmos as ferramentas à nossa disposição hoje e investirmos coletivamente em novas (vacinas) por meio do Acelerador, teremos uma rota para sair desta pandemia.”\