Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 23 de agosto de 2020

Bibliotecas virtuais possibilitam leitura gratuita de obras autorizadas

Domingo, 23 de agosto de 2020
Bibliotecas virtuais possibilitam leitura gratuita de obras autorizadas

Uma das plataformas possui mais de um milhão de títulos disponíveis

Ler proporciona diversos benefícios, contribui para o bom funcionamento do cérebro, além de ajudar a estimular a criatividade, ampliar o vocabulário e melhorando, também, a escrita. O hábito é recomendado, inclusive, para quem precisa organizar sentimentos que essa situação atípica de isolamento social pode ter despertado.
Nem todas as pessoas têm acesso à leitura, no país, por diversos fatores como questões financeiras, que impossibilitam a compra de um livro. Por outro lado, iniciativas como bibliotecas virtuais oferecem diversas obras gratuitas e disponíveis virtualmente.
A principal vantagem delas é a facilidade em adquirir exemplares sem precisar pagar por isso ou ter que deslocar-se para ter acesso aos livros. Algumas opções de sites que disponibilizam livros on-line e gratuitos são:
– Biblioteca Digital de Obras Raras: é idealizada pela Universidade de São Paulo (USP), oferece mais de 30 obras completas em diversos idiomas, direcionadas a pesquisadores.
– Domínio Público: tem como objetivo principal promover o amplo acesso livre e gratuito às obras literárias, artísticas e científicas já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada.
– Google Livros: é a biblioteca digital da Google, que procura textos completos de livros escaneados, convertidos através do reconhecimento ótico de caracteres e armazenados pela plataforma em seu banco de dados digital.
– Open Library: é uma biblioteca virtual que pretende catalogar todos os livros publicados no mundo e disponibilizá-los para download. Já possui mais de um milhão de títulos disponíveis, em diversos idiomas.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil