Julho
21
O outro astronauta
Neste dia de 1969, os jornais do mundo inteiro dedicaram sua primeira página à foto do século: os astronautas tinham caminhado pela Lua, com passos de urso, e tinham marcado na Lua as primeiras pegadas humanas.
Mas o principal protagonista da façanha não recebeu as felicitações que merecia. Werner von Braun tinha inventado e lançado aquela nave espacial.
Antes de empreender a conquista do espaço por conta dos Estados Unidos, Von Braun tinha levado adiante a conquista da Europa por conta da Alemanha.
Esse engenheiro, oficial das SS, era o cientista predileto de Hitler.
Mas no dia seguinte ao fim da guerra soube dar um pulo prodigioso e caiu de pé na outra margem do mar.
Instantaneamente se transformou em patriota da sua nova pátria, se fez devoto de uma seita evangélica do Texas, e pôs mão à obra no laboratório espacial.
(Eduardo Galeano, no livro Os Filhos dos Dias,
2ª Edição, 2012, pág. 233, L&PM Editores)