Terça, 19 de agosto de 2025
Da Avaaz


A Câmara pode votar nesta semana o projeto de lei que vai garantir proteção para crianças e adolescentes no ambiente digital. Mas precisamos de mais assinaturas para garantir que isso de fato aconteça! Assine e compartilhe.
Esta é a nossa melhor chance de proteger nossas crianças. Uma investigação recente do youtuber Felca comprovou que pedófilos estão operando abertamente nas redes sociais. Agora, todo mundo está pressionando o Congresso por uma solução urgente! Temos que aproveitar o calor do momento para exigir a aprovação do ECA Digital: um projeto de lei que obriga as plataformas a proteger os menores de idade. Ele está muito próximo de virar realidade, mas precisa de apoio público. Assine e compartilhe!
Queridas amigas e amigos,
Como mãe, eu nunca tive tanta esperança de proteger meus filhos dos perigos da exploração sexual na internet quanto tenho tido nesta semana.
É que uma investigação do Youtuber Felca chamou atenção de como pedófilos estão operando às claras em redes sociais como Instagram e Youtube. A reação da população brasileira tem sido animadora: todos estão falando sobre o tema e exigindo uma solução.
E a solução já existe: um projeto de lei que obriga as plataformas a protegerem as crianças, o ECA Digital. Esse projeto já foi aprovado no Senado e há até um pedido de urgência para que seja votado, mas a Câmara continua se negando a aprová-lo. Se conseguirmos milhares de assinaturas, poderemos trazer este tema à pauta do dia e aprovar essa lei tão urgente.
Juntos, podemos aproveitar a atenção pública ao tema para proteger nossas crianças. Assine e peça que todos que conhece façam o mesmo. Vamos trabalhar com parceiros para que cada líder partidário no Congresso receba nosso apelo.
Há diversos códigos na internet para que os pedófilos encontrem uns aos outros e troquem imagens de crianças. E isso pode acontecer com qualquer um, inclusive com aquela foto inocente que você postou da sua neta pequena de biquíni na praia.
Apesar de existirem ferramentas capazes de mitigar esse tipo de crime, os bilionários donos dessas redes não o fazem. “Por quê?”, você pergunta. Porque proteger os nossos filhos não dá lucro. Entregar aos pedófilos o que eles querem (e mantê-los online por mais tempo), isso dá.
Não podemos deixar a segurança de nossas crianças nas mãos de quem só está preocupado com o próprio bolso. Assine - chegou a hora deste projeto virar realidade.
Como uma mãe com esperança na força dessa comunidade,
Nana, com Bia, Gabi, Dudu, Nádia e toda a equipe da Avaaz.
PS: Imagem gerada através de Inteligência Artificial
Mais informações
Sem monitoramento da Meta, influencers mirins seguem com divulgação de jogos de azar no Instagram (O Globo)
A Avaaz é uma rede de campanhas global de 70 milhões de pessoas que se mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global influenciem questões políticas nacionais e internacionais. ("Avaaz" significa "voz" e "canção" em várias línguas). Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta e a nossa equipe está espalhada em 18 países de 6 continentes, operando em 17 línguas. Saiba mais sobre as nossas campanhas aqui, nos siga no Facebook ou Twitter.