Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Agnelo ainda não sabe se governa ou se monta bicicleta

Segunda, 19 de setembro de 2011
Google imagens
O governo Agnelo/Filippelli tem sido muito fraco em várias áreas. Para falar a verdade, em todas elas, exceto em uma. A da propaganda, mais propriamente a da propaganda enganosa. Quem vê as peças publicitárias do governo do DF imagina que começamos a trilhar o novo caminho, nem que fosse de bicicleta.
 
No final do mês passado, uma grande encenação, enorme enganação —é duro falar assim, mas é a pura verdade—, foi montada como tentativa de enganar mais uma vez o cidadão de Brasília. E enganaram também a imprensa.
 
Festa montada, comissionados presentes, imprensa convocada, sorriso frouxo, tapinhas e abraços, afagos em crianças. No Recanto das Emas, na frente das câmaras de TV, dos flashes dos fotógrafos, a distribuição triunfal de bicicletas a estudantes da rede oficial que estudam a até sete quilômetros de casa.
 
Reconheço que este seria o melhor programa do governo Agnelo/Filippelli, pelo menos até o momento.
 
No teatro publicitário a presença solene do ministro da Educação de Dilma, e candidato a candidato a prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad.
 
O governador, um desportista, e mestre em factóide, chegou a andar de bicicleta. Meio desengonçado, mas andou. Mas o que ele queria mesmo era “aparecer na fita”. E apareceu.
 
Jornais, dentre os quais os que recebem profusa verba de publicidade do GDF, e também programas jornalísticos das emissoras de TV, ajudaram a divulgar a doação de 300 bicicletas aos estudantes.
 
O governador “apareceu bem na fita”, mas...as bicicletas desapareceram. Era tudo cineminha. Teria sido toda aquela patacoada uma entrega simbólica. Não havia as 300 bicicletas e as distribuídas foram recolhidas. Está aí um governo que vive unicamente de simbolismo. Seria esse o novo caminho?
 
No DFTV do meio dia de hoje (19/9) a Globo também descobriu que foi enganada, que filmou uma coisa que não existiu, que a emissora foi feita de boba pelo governo do DF.
 
Mas a propaganda, paga com o nosso dinheiro, continuará dizendo que houve a distribuição de bicicletas.
 
Veja a seguir o vídeo com a reportagem da TV Globo.