Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Rádio Muda recebe mais uma ameaça de fechamento

Segunda, 19 de setembro de 2011
Da Agência Pulsar A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Polícia Federal ameaçaram mais uma vez fechar a Rádio Muda, da cidade de Campinas, no estado de São Paulo.
De acordo com o Centro de Mídia Independente (CMI), os agentes invadiram o estúdio da emissora livre e chegaram a ligar um equipamento para medir a potência do transmissor. A investida ocorreu na última quinta-feira (15).

Os agentes estavam sem o mandado de busca e apreensão. Por meio de mobilização local, a captura dos equipamentos da rádio livre foi evitada. Nenhuma pessoa foi autuada e a emissora permanece no ar.

Um auto de infração chegou a ser preenchido, mas todos os comunicadores da rádio se recusaram a assinar. Conhecidos como mudeiros, os integrantes da emissora ressaltam que a ação da Anatel e da Polícia Federal tenta impedir a livre transmissão de ideias, sendo um desrespeito à Constituição Federal.

O recente episódio acontece dois anos depois da rádio livre perder todos os equipamentos. Na época, 12 policiais federais, dois chaveiros e um delegado apreenderam o patrimônio da emissora, que funciona dentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A Rádio Muda é reconhecida na cidade pelo trabalho de comunicação alternativa realizado nos últimos 20 anos, defendendo uma comunicação sem fins de lucro. “Não é legal nem ilegal, mas livre”, explica um dos lemas da emissora. (pulsar)