O
Centro de Saúde 4, no Setor Leste do Gama, é uma ilha. Não digo de excelência, pois faltando até
telefone e internet como seria de excelência? Sem esses dois serviços a unidade
fica ‘ilhada’. Incomunicável.
É
pela internet que se insere as informações dos pacientes no sistema de
regulação, pois existem especialidades em que as consultas são reguladas, a
exemplo das de cardiologia. O nome do paciente vai para esse sistema e o
sofredor espera uma vaga, consulta que pode ser em qualquer hospital público do
DF. Também para a realização de exames
que não são realizados no próprio Centro de Saúde 4.
Sentiram
o drama dos servidores do Centro? E também dos pacientes?
Até
para o Centro de Saúde 4 entrar em contato com alguns pacientes quando, por
exemplo, o sistema de regulação encontra a vaga, os servidores ficam sem os
canais disponíveis, isto é, o telefone (que já tem tempo à bessa —sem
trocadilho— cortado) e a internet. Isso tem forçado muitas vezes o funcionário
usar o seu próprio telefone, e consumir seus próprios créditos na operadora de celular, na luta para conseguir contatar o paciente.
E
ainda: sem a internet o prontuário eletrônico vai pro beleléu, e a agenda de
marcação de consultas também. Há outros serviços que, do mesmo modo, dependem
da internet.
Governador,
pague o que deve. Ligue o telefone e a internet do Centro de Saúde 4 do Gama.
Toma
chocolate, mas paga o que deve, tá!