Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Corruptos desesperados, agindo na calada da noite, podem provocar um confronto de poderes!!!

Quarta, 30 de novembro de 2016
Do Blogue Náufrago da Utopia
Por Celso Lungaretti
Antigamente eram os ladrões que agiam na calada da noite. Agora são os deputados federais.

Na calada da noite eles mutilaram e desfiguraram o pacote anticorrupção que haviam acabado de aprovar, não só subtraindo o que continha de mais necessário para o atingimento de seus objetivos, como também enxertando-lhe uma clara tentativa de intimidar promotores e juízes da Operação Lava-Jato.

Já o presidente do Senado, Renan Calheiros, não agiu na calada da noite e se deu mal.
Carmen Lúcia = dignidade exemplar

Assim que recebeu o mostrengo da Câmara, ele tentou colocá-lo imediatamente em votação, mas seu requerimento de urgência foi derrotado por 44x14 na votação em plenário. 

O desfecho foi influenciado: 
  • pelo receio que a maioria dos senadores teve, de ficar com o nome associado a manobra tão vergonhosa; 
  • pela firme reação dos procuradores da Lava-Jato, que ameaçaram afastar-se da operação caso os mãos-sujas ganhassem a parada; e 
  • por um posicionamento exemplar da presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministra Cármen Lúcia. 
Ela divulgou nota lamentando que, "em oportunidade de avanço legislativo para a defesa da ética pública, inclua-se, em proposta legislativa de iniciativa popular, texto que pode contrariar a independência do Poder Judiciário".
Renan Calheiros = o que sempre foi

E foi além, batendo pesado: 
"O Judiciário é, por imposição constitucional, guarda da Constituição e garantidor da democracia. O Judiciário brasileiro vem cumprindo o seu papel. Já se cassaram magistrados em tempos mais tristes. Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguiu, nem se conseguirá, calar a Justiça".
Só restou a Renan Calheiros enfiar o rabo entre as pernas e conformar-se em cumprir à risca as várias etapas da tramitação desta matéria, começando por submetê-la a uma comissão especial.

Os encalacrados unidos têm tamanha paúra da megadelação da Odebrecht que tentam ganhar no grito, avançando ostensivamente o sinal. Por tal caminho não se salvarão, mas podem gerar um confronto de Poderes perigosíssimo para nossa frágil democracia. 

Estão brincando com fogo e podem queimar a todos nós, brasileiros. Têm de ser contidos!