Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Finalmente conseguiram condenar Eike Batista

Quinta, 5 de julho de 2018
Por
Helio Fernandes*

Para inicio de conversa, 30 anos, aplicados pelo juiz Marcelo Bretas. Não é a primeira vez, (nem será a ultima) que o homem que se proclamava o mais rico do Brasil, e o próximo mais rico do mundo, é preso por decisão de Bretas. Nessa primeira prisão, foi libertado pelo ministro Gilmar Mendes. Nos últimos 20 anos, todo o tempo que Eike ficou em liberdade, já foi lucro.

A propósito de lucro: apesar do que ele mesmo afirma quando tem que pagar alguma coisa ("meus recursos foram todos confiscados") vai usar agora a mesma farsa. Foi multado em 53 milhões, para ele uma insignificância. Vai negociar de todas as maneiras, mesmo que saibam que ele ainda tem formidável e inquestionável fortuna.

A sentença do juiz Bretas, é um tremendo libelo, contra o homem e contra o empresário. Se alonga nos prejuízos que deu ao pais, e a desconfiança que provocou nos que pretendiam investir no Brasil.

Enganou todo mundo, teve uma formidável cobertura de comunicação, aqui e no exterior. As revistas de fofocas financeiras, principalmente a Forbes (a de maior circulação), chegou a colocá-lo como o quinto homem mais rico do mundo. Aqui era o homem mais citado e promovido.

Dessa forma, quando lançou ações na Bovespa, houve corrida para comprar. Sua empresa líder, a EBX, ficou com montanha de ações, e se transformou no maior jogador e manipulador do mercado. Botava as ações pra cima e pra baixo, prejudicou CENTENAS DE MILHARES de pessoas que foram arruinadas.

Ganhou somas incalculáveis (a palavra é essa), sem que a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) tomasse qualquer providencia. Aventureiro nato era um mistificador em todos os negócios. Ainda é um homem muito rico, mas totalmente desmoralizado, desacreditado, desprezado.

Chegou a sugerir delação, seu mais famoso advogado não permitiu. Tinha ligações profissionais e funcionais com altas figuras do judiciário.

Agora foi condenado há 30 anos, tem outros processos. Mas não fiquem acreditando muito na justiça. Continuará em liberdade, está formando uma formidável equipe, com dois objetivos. 1- Tentar anular essa condenação. 2- Impedir nova condenação em segunda instancia. Se for condenado novamente, qualquer réu terá que ser preso.

PS- Naturalmente menos Eike, que continuará na sua majestosa mansão do Jardim Botânico.

O MUNDO SE EMOCIONA COM O DRAMA DE 12 ADOLESCENTES

A Tailândia entrou no mapa da agonia, do sofrimento, caminhando para o desespero. E comovendo multidões em todos os países. Perdidos num sistema de cavernas que se estende por quase 10 quilômetros, 12 adolescentes entre 1 e 16 anos, foram aprisionados por uma inundação. Por enquanto a duvida sobre a forma de retirá-los.

Profissionais altamente capacitados tentam a solução mais segura. Enquanto isso recebem a solidariedade geral, e de quase 2 mil participantes que foram imediatamente para a Tailândia. Entre esses, quase 100 mergulhadores, que aconselham e se oferecem pra mergulhar e resgatar os jovens. Ante ontem, o primeiro contato de 7 mergulhadores, que levaram alimentação. Preparada por geneticistas, que utilizaram o que mais eles precisam. Não em quantidade mas em qualidade.

Não se sabe quanto tempo irá durar essa tragédia Falam até em esperar o fim da "época das águas", que levaria mais 4 meses. Tudo planejado, para que haja salvação com segurança.

PS- Registro importante e indispensável. Tudo está sendo dirigido pessoalmente pelo Primeiro Ministro, que está  sempre lá.

PS2- E executado e comandado pelo Exército, que mobilizou seus melhores quadros.

AS DÚVIDAS DE AÉCIO NEVES

Com processo arquivado pelo STF, voltou a considerar a possibilidade de disputar a reeleição. Já havia desistido, admitia disputar para deputado federal, mas com medo de não se eleger. Agora, surpreendido, constata que um grupo do PSDB, coordena veto ou negação da legenda para senador.

Alegação: ele foi punido internamente, afastado drasticamente da presidência, sem nenhuma consideração.

Aécio acha que se reelege, e considera uma possível derrota, mais honrosa do que ser proibido de disputar. Alckmin participa, não ostensivamente, do grupo que veta Aécio. Mas Alckmin está sendo vetado pelo eleitor, cada vez tem menos votos. Esse é o PSDB de 2018.

COM 2%, MEIRELES ACHA QUE ESTÁ BEM

È a campanha mais cara, improdutiva, o presidente corrupto e usurpador, diria que o seu ex-ministro é intrépido. Eles se entendem. Está correndo o país inteiro, avião á disposição. Almoços e jantares para todos, por conta da disputa (?) presidencial.

Entrevistas caríssimas (nos dois sentidos da palavra) em revistas semanais. Em qualquer cidade, quando chega, aparição e cobertura já agendada, quer dizer, combinada e paga. De todos os lugares o telefonema lugar comum, sempre para o mesmo personagem: "Nossa herança será muito bem defendida".
  
COPA DO MUNDO

Amanhã, sexta feira, o Brasil entrará em campo pela quinta vez. Como fazemos desde o inicio, cobertura total. O jogo do Brasil começa ás 3 da tarde. A seleção já saberá quem não estará mais no seu caminho. França ou Uruguai, que jogam ás 11 da manhã.

*Do Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa
Matéria pode ser republicada com citação do autor