Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Esquema Riva pode ter movimentado milhares de metros cúbicos de madeira retirada de terras indígenas

Sexta, 21 de maio de 2010
do Blog do Pannunzio
O presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, José geraldo Riva, pode ter se apropriado de milhares de metros cúbicos de madeira retirada de terras indígenas ou desviada de estoques apreendidos pela Polícia civil, IBAMA e Secretaria do Meio-Ambiente de MT.

A origem da Operação Jurupari, delfagrada hoje pela Polícia Federal,  se reporta a uma operação de fiscalização deflagrada em 15 de junho de 2009, ao final da qual foram autuadas cinco madeireiras do município de Juara, base política de José Geraldo Riva.

Fiscais ambientais da SEMA/MT constataram que parte da madeira sem origem legal encontrada nas madeireiras Majal, Juara, Irmãos Paulino e Paulista voltou a ser comercializada como se fosse produto de extração legal nas áreas de manejo do deputado José Geraldo Riva.

O total de madeira desviado foi, segundo fiscais da SEMA à época, de 11 mil metros cúbicos. A madeira havia sido confiada à Madeireira Irmãos Paulino, pertencente ao atual prefeito de Juara, Alcir Paulino, que assumiu a condição de fiel depositário. Alcir, que pertence ao PP, mesmo partido do presidente da ALMT, é conhecido como testa-de-ferro de José Geraldo Riva no Nortão de MAto Grosso.

A insistência de um fiscal da SEMA em autuar as empresas do grupo de Riva valeu ao engenheiro civil Hênio Pinto de Arruda um longo período de perseguição funcional e política. Ele foi afastado do caso, chegou a ser demitido e posteriormente foi transferido para o departamento de pesca do órgão ambiental, onde não poderia molestar os interesses comerciais do maior ficha-suja do País.

Hênio, que move uma ação de danos morais e materiais contra José Geraldo Riva, chegou a protocolar uma representação junto ao COnselho Nacional de Justiça, uma vez que os processos contra o presidente da ALMT simplesmente não andavam, tanto na esfera administrativa quanto na judicial.
Leia mais