Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 23 de março de 2017

Salvando as baleias

Quinta, 23 de março de 2017
Clique na imagem para ampliá-la

Precisamos ser o canto das baleias, já que elas não podem se defender
=========
Da Avaaz.org

Temos apenas alguns dias para fazer uma campanha gigante antes da temporada de caça começar. Encaminhe este e-mail para amigos, parentes e colegas. Vamos fazer um alarde impossível de ignorar para salvar as baleias! 

----------- 

Queridos amigos, 

Dentro de apenas alguns dias, a Noruega vai começar uma terrível tradição anual: o massacre implacável de centenas de baleias. Mas temos uma estratégia para dizer ao país: "SAIA DESSA!" 

As baleias são criaturas belas e imponentes. Sabemos que elas cantam para se comunicar e sentem emoções, como os seres humanos. Apesar disso, todos os anos esses animais incríveis são caçados, mortos e destrinchados na Noruega, para fazer ração e produtos de beleza. É insuportável.
A Noruega conseguiu passar desapercebida com o título de maior país caçador de baleias. Se fizermos uma campanha como nunca antes, mostrando a grande indignação global, poderemos pressionar a Europa a fechar os portos para baleeiros noruegueses. Conseguimos fazer isso no caso da Islândia – vamos tentar de novo! 



Nosso movimento e organizações parceiras já conseguiram que a Alemanha e a Holanda se mobilizassem para fechar seus portos para os baleeiros da Islândia, forçando um dos maiores caçadores do país a encerrar suas operações. Também pressionamos a Comissão Internacional da Baleia para reprimir a "caça científica" e ajudamos a definir uma rota para proteger 30% dos nossos oceanos até 2030. 

Apesar do massacre anual que promove, a Noruega segue impune há muito tempo e, para piorar, o governo acabou de anunciar que pretende dobrar as quotas de abate! Mas a caça só é rentável se o país conseguir exportar a carne e, para enviar os carregamentos para o exterior, ele depende de portos europeus. 

Vamos acabar com o comércio desses seres mágicos. Quando a petição alcançar um milhão de assinaturas, a Avaaz vai fazer uma algazarra na imprensa, até que cada porto europeu feche as portas para baleeiros. Com isso, vamos forçar a Noruega a desistir da caça às baleias de uma vez por todas. Adicione seu nome e espalhe a campanha – vamos fazer de tudo para salvar as baleias! 


A atual conjuntura segue na direção de acabar com este massacre bárbaro. Mas enfrentamos o forte lobby baleeiro: precisamos ser o canto das baleias, já que elas não podem se defender. Vamos cantar tão alto que seja impossível ignorar nossa voz, e assim ajudar a acabar com a caça às baleias, para sempre. 

Com esperança,  

Rewan, Caroline, Diego, Allison, Emma, Danny, Alice e toda a equipe da Avaaz 

MAIS INFORMAÇÕES 

Maioria das baleias caçadas na Noruega é de fêmeas grávidas (O Globo)  



Nenhuma baleia-comum será caçada na Islândia neste verão (The Guardian) (em inglês)
  


Como a Noruega tornou-se silenciosamente uma potência baleeira (CS Monitor) (em inglês) 



Programa de caça às baleias da Noruega fica ainda mais polêmico (National Geographic) (em inglês) 



Congelada no tempo - Como a Noruega moderna continua apegada ao passado baleeiro (Ocean Care) (em inglês)