Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Psol protocolou hoje (7/5) requerimento de convocação de Regina Duarte para esclarecer defesa da ditadura militar

Quinta, 7 de maio de 2020
Bancada do PSOL acaba de protocolar requerimento de convocação de Regina Duarte para, por meio de sessão virtual, prestar esclarecimentos sobre sua defesa do regime militar brasileiro  

Em entrevista à rede CCN hoje à tarde, a secretária especial de Cultura, Regina Duarte, relativizou as mortes ocorridas no período da Ditadura Militar no Brasil e minimizou a censura e as torturas ocorridas no período. A Secretária também se irritou com uma crítica democrática da atriz Maitê Proença.

O texto do requerimento destaca ainda que em nenhum momento a Secretaria de Cultura se posicionou sobre a drástica redução da fonte de renda dos artistas diante a pandemia de Covid-19, não trabalhando para garantir renda e dignidade aos artistas. Para  a líder do PSOL na Câmara, deputada Fernanda Melchionna, ao relativizar a  ditadura militar em plena rede televisiva, Regina atentou contra a democracia, a Carta Magna e aos Tratados Internacionais de Direitos Humanos assinados pelo Brasil:

“É leviana, irresponsável e, inclusive, debochada a fala da secretária Regina Duarte diante das mortes, assassinatos e desaparecimentos do regime militar no Brasil. Nós queremos cobrar essa postura irresponsável, que contraria os princípios da democracia, tratados firmados e a própria Constituição. Além disso, espanta que ela não tenha mencionado na entrevista para a CNN sobre a situação gravíssima que hoje vive o país diante da pandemia. Infelizmente nós estamos enterrando pessoas a centenas. A classe artística que ela deveria representar perdeu grandes nomes essa semana vítimas desse vírus.  Além disso, dos 5.600.000 que trabalham com arte no Brasil estão passando muitas dificuldades financeiras. Diante de um quadro de dor que vivemos hoje e dos crimes contra a humanidade cometidos no passado que não se pode tolerar a postura da secretária”, declarou.

---------------
Clique nas imagens abaixo para melhor visualizá-las