Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Live nesta quinta (6/8) às 19 horas: Precisamos falar sobre letalidade policial em tempos de COVID-19

Quintal 6 de agosto de 2020

Olá! 

Nunca se matou tanto em operações policiais, como nos primeiros meses de 2020, no Rio e em São Paulo. E no Estado da Bahia a polícia também tem gerado dor e morte, como aponta pesquisa recente da Rede de Observatórios da Segurança do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC). A Bahia é segundo estado do Brasil que mais mata em operações policiais, atrás somente do Rio de Janeiro e à frente inclusive de São Paulo. 
 
Mesmo em meio a maior crise de saúde de todos os tempos, moradores de favelas e periferias, onde essas ações policiais são mais frequentes e violentas estão duplamente em risco: pelo medo do contágio da COVID-19 e pelo medo de serem encontrados por uma bala disparada nessas operações.  

É sobre esse tema que vamos falar na quinta-feira, às 19h!
Para participar do bate-papo, você deve se inscrever neste > 
link. 

Vamos abordar também a decisão cautelar do ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), de suspender as operações policiais nas favelas do Estado do Rio de Janeiro poderia ter poupado a vida do menino João Pedro Mattos Pinto, morto no dia em maio, quando estava brincando na casa de sua tia, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo.  A vida de João Pedro e a de outros jovens negros e moradores de favelas poderiam ter sido poupadas. 

Para refletir sobre ações policiais e as consequentes mortes delas em tempos de COVID-19 a transmissão desta semana terá Alexandra Montgomery, diretora de programas da Anistia Internacional Brasil; Gabriel Sampaio, coordenador do programa de enfrentamento à violência da Conectas; Renata Trajano, cofundadora do Coletivo Papo Reto e Marcelo Gentil, vice-presidente do Olodum. 

Participe AO VIVO com a gente, inscreva-se nesse link
 
QUERO PARTICIPAR! 

>> Enviaremos um e-mail para você minutos antes com o link da transmissão << 
A live é uma iniciativa da campanha Nossas Vidas Importam, lançada pela Anistia Internacional e 38 parceiros e parceiras da sociedade civil, com o objetivo de pressionar as autoridades para que adotem medidas imediatas e suficientes para proteger as populações em situação de vulnerabilidade social no país diante da pandemia da COVID-19. 
Nos vemos nessa quinta!

Grégor Daflon

Assessor de Campanhas da Anistia Internacional Brasil