Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 26 de junho de 2022

Ibaneis torra R$ 730 milhões com propaganda

Domingo, 26 de junho de 2022
Ibaneis Rocha tenta, com a gastança em propaganda, esconder o que está malfeito no seu governo

 


Dados da verba quase que bilionária são do Sistema Integral de Gestão Governamental (Siggo), levantados pelo gabinete da deputada Arlete Sampaio (PT), em relação aos primeiros três anos do governo. Verba permitiria concluir a linha do metrô rumo ao Setor O, da Ceilândia, ou Expansão de Samambaia. Veracidade dos conteúdos das campanhas é igualmente questionada.

Por José Silva Jr, publicado orginalmente no semanário Brasília Capital

No dia 13 de maio, ao ser questionado pelo Brasília Capital sobre o investimento do Governo do Distrito Federal na campanha publicitária do túnel de Taguatinga, o secretário de Comunicação, Weligton Moraes (foto), respondeu:

“Toda a despesa de publicidade do GDF está no Portal da Transparência e no DODF. Diferente da época do governo Arruda (à época, Moraes também comandava a Secom), quando não era tornada pública. Principalmente as despesas com uma assessoria de imprensa contratada pela Caesb”. O presidente da Caesb era Fernando Leite, atual presidente da Novacap, que não se posicionou a respeito.

Na última semana, o Brasília Capital pesquisou no Portal da Transparência e no DODF. Ao contrário do que disse o titular da Secom, não foi localizada nenhuma prestação de contas dos gastos do governo com publicidade.

Sobre propaganda do GDF e da CLDF, leia também:








O jornal, então, recorreu ao gabinete da deputada Arlete Sampaio (PT), que pesquisou no Sistema Integral de Gestão Governamental (Siggo). Embora não detalhe os gastos por campanha, o Siggo faz um apanhado das despesas como um todo.

A constatação: nos primeiros três anos da gestão Ibaneis Rocha, o GDF torrou R$ 731,7 milhões com propaganda. Mas a Secom não tem disponibilizado o balanço trimestral da verba com o carimbo de publicidade.