Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 19 de junho de 2022

Deus e o Universo Holográfico (Parte 1)

Sábado, 19 de junho de 2022

Deus e o Universo Holográfico (Parte 1)
por Fernando Soares Campos
Portal Pravda — Rússia, versão em português — Sociedade » Cultura
17.06.2022

TRECHO:

Todos os caminhos levam a Roma

Os diversos credos religiosos fundamentados em confissão de fé cristã (seja católico, batista, luterano, calvinista, ou qualquer outro) diferenciam-se entre si basicamente pelas interpretações que os líderes de cada denominação religiosa dão às escrituras tidas como sagradas. A compreensão e aceitação de tais entendimentos geralmente condicionam-se ao grau de instrução de cada indivíduo e ao desenvolvimento do seu poder de cognição, além de geralmente estarem atreladas aos interesses imediatos de indivíduos ou de castas. Entretanto, se analisadas com o espírito despojado de sentimentos inferiores, como, por exemplo, o orgulho ilusório, e de paixões sem reserva, pode-se perceber que tais interpretações, apesar das aparentes divergências verificadas entre as denominações religiosas, estariam todas manifestando, fundamentalmente, os mesmos conceitos.

“Todos os caminhos levam a Roma”, no entanto existem os mais ou menos curvos, os mais ou menos íngremes, os bem pavimentados e os esburacados, os mais largos e os mais estreitos, enfim, os mais ou menos adequados, os que oferecem maior ou menor risco, maior ou menor esforço para se alcançar uma meta. Também concluímos que, entre os fatores que distinguem as religiões entre si, as versões que elas dispõem sobre a identidade de Deus e o destino das almas após a morte concorrem para as divergências.

“Nem todos os caminhos são para todos os caminhantes”
(Johann Goethe)



--
Fernando Soares Campos
Autor de "Fronteiras da Realidade"
Contos para meditar e rir... ou chorar

Chiado Editora - Portugal - 2018 

=============

Do Blog Gama Livre: Esse artigo, que deverá ser concluído em 3 partes, é uma das partes do livro que Fernando Soares Campos está escrevendo sob esse mesmo título, "Deus e o Universo Holográfico''. 

Até o final desta semana, publicaremos a Parte 2.