Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 30 de junho de 2022

EDUCAÇÃO NO CAMPO —Cinquenta sem-terra se formam em Medicina Veterinária no RS nesta sexta (2/6)

Quinta, 30 de junho de 2022

A terceira turma especial de Medicina Veterinária se chama Kênia Ferreira, em homenagem a uma educanda da segunda turma especial que faleceu - Foto: Divulgação MST


Essa é a terceira turma especial ofertada pelo Programa Pronera, resultado da luta do MST

Maiara Rauber
Brasil de Fato | Porto Alegre | 30 de Junho de 2022

Filhos de acampados e assentados ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se formam nesta sexta-feira (1) como médicos veterinários. São 50 sem-terra que vão conquistar o diploma de conclusão de curso da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), via Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), no Rio Grande do Sul.

A terceira turma especial de Medicina Veterinária se chama Kênia Ferreira, em homenagem a uma educanda do Mato Grosso, da segunda turma especial, que faleceu. A colação começa às 19h no Auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), Campus Capão do Leão. Já a festa de comemoração começará às 21h30 no Centro de Tradições Gaúchas Tomaz Luis Osório, em Pelotas.

Os formandos são oriundos de 14 estados do Brasil: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Tocantins, Bahia e Maranhão.

Cátia Gonçalves, da coordenação pedagógica do curso, fala da relevância de ter sem-terra com curso superior. “A importância de formar 50 educandos é garantir o acompanhamento ao projeto de desenvolvimento da Reforma Agrária Popular, e contribuir com as áreas de assentamentos, bem como na organização social da classe trabalhadora", aponta a educadora.

“Já formamos 44 educandos na primeira turma, a Turma Adão Pretto, e 46 na segunda turma, a Turma Hugo Chaves. E agora vamos formar a terceira turma e estamos com a quarta turma no sexto semestre”, explica.

Ela ainda destaca que já foi aprovada pela UFPel a quinta turma de Medicina Veterinária via Pronera. “O intuito é lançar o edital para a nova turma no segundo semestre deste ano, logo a seguir à formatura da terceira turma", finaliza.


Edição: Marcelo Ferreira