Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Twitter: Izalci Lucas fura bloqueio do STF

Quinta, 19 de setembro de 2024


Nos dias que se seguiram à decisão judicial de suspenção, em todo o Brasil, do funcionamento da plataforma X, de Elon Musk, o parlamentar pelo PL do Distrito Federal não respeitou a decisão da 1ª Turma do STF e veiculou postagens, inclusive com críticas ao próprio ministro Alexandre de Moraes.

Por Chico Sant’Anna

Não é só Elon Musk, o bilionário sul-africano dono da rede social X, antigo Twitter que tem procurado burlar as regras do Supremo Tribunal Federal, que determinou a suspensão do X em todo o território nacional. Aqui em Brasília, a algumas centenas de metros do STF, o senador Izalci Lucas (PL-DF) tem publicado sistematicamente em seu perfil na rede social e até fazendo ataques ao ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo inquérito das redes sociais.

No dia 30 de agosto, Moraes determinou a suspensão do X em todo o Brasil. Na sua decisão, apontou um suposto incentivo de Musk e da plataforma a discursos extremistas e uma suposta prática de obstrução de justiça, além da falta de um representante legal no país como motivos para a suspensão. Alexandre de Moraes também determinou a aplicação de multa diária de R$ 50 mil para pessoas físicas e jurídicas que se valessem de “subterfúgios tecnológicos” para manter o uso do X, tais como o uso de VPN (Virtual Private Network), uma espécie de rede privada utilizada na internet, para escapar de restrições a sites suspensos.

Leia a íntegra