Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Operação Firewall: Efetivos da FAP-DF repudiam ação de servidores comissionados

Terça, 27 de novembro de 2012 
Acusados de fraude em licitações, servidores indicados politicamente foram presos pela Polícia Civil, entre eles o ex-presidente da entidade
Dias após a deflagração pela Polícia Civil do DF da operação Firewall, que prendeu vários servidores públicos comissionados da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPDF), inclusive o ex-presidente da entidade, Renato Caiado de Rezende, os funcionários efetivos do órgão emitiram nota de apoio onde repudiam as ações dos investigados e ainda o desvio de finalidade da FAPDF. "Nos últimos anos, o uso político da FAPDF tem provocado gestões sem compromisso com a missão institucional e sem observar os princípios constitucionais da Administração Pública, entre eles a falta de transparência de seus atos administrativos e nomeações de servidores comissionados sem perfil para o cargo, o que nos causa constrangimento e repúdio", diz trecho do texto. Leia a íntegra da nota: ....
Nota de Repúdio e Esclarecimento
 

Os Servidores Efetivos (concursados) da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) veem a público expressar repúdio em relação aos fatos ocorridos ultimamente. Repudiamos, também, o desvio da finalidade da FAPDF e ao uso irregular de bens e recursos públicos.


Esclarecemos que a FAPDF é composta por servidores concursados (efetivos) e servidores comissionados, e que sua finalidade é viabilizar as ações de Ciência, Tecnologia e Inovação, visando o desenvolvimento sustentável do Distrito Federal, em consonância com a Política de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação, definida pelo Governo do Distrito Federal (GDF).


Nos últimos anos, o uso político da FAPDF tem provocado gestões sem compromisso com a missão institucional e sem observar os princípios constitucionais da Administração Pública, entre eles a falta de transparência de seus atos administrativos e nomeações de servidores comissionados sem perfil para o cargo, o que nos causa constrangimento e repúdio.


Esclarecemos, também, que os servidores denunciados na operação Firewall são comissionados e sem outros vínculos com a FAPDF. O principal órgão deliberativo da FAPDF é o Conselho Superior (inativo desde janeiro de 2011), com competência de promover o planejamento e a fiscalização das atividades da Fundação (Lei nº 347, de 04/11/1992). Seus membros são escolhidos dentre pessoas de notória capacidade profissional e reconhecida idoneidade moral, devendo, preferencialmente, possuírem título de Mestre ou Doutor, os quais são nomeados e empossados pelo Governador do Distrito Federal, consoante os critérios descritos no seu Regimento Interno (Decreto nº 27.957/2007).


Nossa manifestação, também se refere à falta de representatividade dos servidores efetivos da FAPDF, e caso ela exista, ela está inerte aos acontecimentos. Resumindo: nosso sentimento é de abandono. Apresentamos esta nota à população porque além de servidores públicos somos, acima de tudo, cidadãos comuns do DF.


Servidores Efetivos da FAPDF

Fonte: Blog do Sombra 
= = = = = = = = = = = = = = =
Comentário do Gama Livre: A política do apadrinhamento, do afilhadismo, no governo nunca dá certo. Além de facilitar a corrupção há um descompromisso quase que total frente aos elevados objetivos do Estado. E isso ocorre em todo lugar, como no DF e no governo federal, como estamos acabando de ver com o grupo da "sobrinha" de Lula, a Rosemary. 

E lembrar que durante a campanha eleitoral de 2010 Agnelo prometeu valorizar os servidores concursados. Até agora, para esses, só ferro.