Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 17 de junho de 2010

A culpa é do povo

Quinta, 17 de junho de 2010
Alex Ferraz, no Blog Os Inimigos do Rei
Cada povo tem, não só o governo, mas o país que merece. Assistindo à estreia do Brasil na Cópula do Mundo, e sem qualquer ânimo para torcer para a Seleção Canalhina e menos ainda pela ditadura da Coreia do Norte (vocês sabiam que só o governo tem acesso à internet, lá? Pois é...), mantive-me neutro, vendo a partida por puras razões profissionais, pois, como jornalista, fui incumbido de fazer alguns comentários. Galera, quase fui linchado! As pessoas à minha volta, em um bar, estranharam meu silêncio e ficaram chocadas por que eu não pulei da cadeira, aos berros de "Brasiiiiil, pôrra!", quando saiu o primeiro e suadíssimo gol.

Aí, pensei: é este o povo brasileiro. Os políticos botam pra lenhar em cima dele, roubam escancaradamente, se candidatam e recandidatam ao longo de décadas, sugam quase metade do suadíssimo salário em impostos que jamais são devolvidos sob a forma de serviços públicos, e ele, o povo, não diz nada. No entanto, diante de um jogo de futebol, seja do Bahia, seja da Seleção, mata e morre, literalmente, se necessário. São capazes, os brasileiros, de linchar quem não se enquadrar na euforia histérica, de matar o juiz que garfou seu time, de esquartejar o técnico que não soube armar a equipe, de estrangular o goleiro que engoliu um frango. Dão plantão na porta da casa do jogador que errou para ferrá-lo, mas babam o ovo do político que engabela, desdenha deles, até.
Leia o artigo completo em Os Inimigos do Rei, "um blog que critica impiedosamente a hipocrisia, o autoritarismo e a impostura nos mais variados setores."