Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 19 de março de 2011

Segurança de Obama humilha o Brasil

Sábado, 19 de março de 2011
Celso Lafer, ministro do Exterior do governo FHC, certa vez ao desembarcar em solo dos Estados Unidos para reunião da ONU foi revistado e teve que tirar os sapatos. Humilhação a uma nação. Mas o pior estava por vir, e no próprio Brasil.

Hoje (19/3) todos os ministros de Dilma que foram ouvir o discurso de Obama no encontro da Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos, realizado à tarde em Brasília, foram humilhados. Mais dos que os ministros, o governo Dilma. E mais do que o governo Dilma, o país.

Em nosso próprio país, quebrando inclusive as regras estabelecidas com a segurança do presidente americano, os ministros passaram por uma revista. Desarmados, inclusive de vergonha, se submeteram ao vexame. Todos acabaram se calando e foram revistados em sua própria casa.

Alguns, Edison Lobão (Minas e Energia), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Guido Mantega (Fazenda) e o vacilante Aloizio Mercadante (Ciências e Tecnologia) abandonaram o encontro. Não pela humilhação que sofreram em seu próprio país, mas porque não houve a distribuição de aparelhos de tradução simultânea para eles, outra humilhação. Aloísio Mercadante é aquele que em 2010 “renunciou à liderança do PT no Senado, mas não renunciou, então renunciou irrevogavelmente, até que irrevogavelmente anunciou que não renunciaria”, como bem assinalou o articulista da Tribuna da Bahia Ivan de Carvalho em um dos seus artigos.

Bem que a segurança de Obama poderia deixar um pouco essa paranóia toda contra os brasileiros, pelo menos em termos de segurança. Os presidentes americanos assassinados foram vítimas dentro do próprio território dos Estados Unidos. Mortos por americanos. Foram eles: Abraham Lincoln, assassinado em 1865; James Abram Garfield, morto em 1881; William McKinley, assassinado em 1901 e John Kennedy, eliminado em 1963.

Triste o governo que se deixa humilhar em seu próprio país!

Os presidentes americanos assassinados.
Abraham Lincoln
  

    
  James Abram Garfield


     William McKinley

 John Kennedy