Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 28 de março de 2011

Déficit de servidores no INSS em Altamira: MPF/PA quer garantia do direito de petição

Segunda, 28 de março de 2011
Do MPF

Cidadãos não estão conseguindo fazer as solicitações de perícia médica no posto que deveria atender moradores de dez cidades na região da Transamazônica e Xingu

O Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) enviou recomendação ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para garantir que sejam recebidos e protocolados todos os requerimentos de perícia médica dos cidadãos da região. “Trata-se de direito de petição aos órgãos públicos, previsto na Constituição da República”, diz a recomendação, assinada pelo procurador da República Cláudio Terre do Amaral.

Em caso de desobediência ao recomendado, o MPF deve iniciar nova ação judicial contra o INSS. O problema da falta de servidores e médicos no posto de Altamira é tema de dois processos movidos pelo MPF.

No caso mais recente, o juiz Ruy Dias de Souza Filho determinou a contratação urgente de profissionais. Mas os advogados da Previdência recorreram e derrubaram a decisão no Tribunal Regional Federal da 1ª Região em Brasília.

No processo mais antigo também havia decisão judicial obrigando a realização das perícias necessárias para concessão de benefícios previdenciários, mas tudo ficou suspenso por decisão do mesmo TRF1. O MPF continuará atuando nos dois processos para que, em julgamentos finais, a situação do atendimento à população na região seja resolvida.

De acordo com declarações dos próprio gerente do INSS em Altamira, além de não poder fazer a perícia, os cidadãos também não conseguem nem protocolar os requerimentos, porque faltam servidores técnicos para receber a papelada. A agência é responsável pelo atendimento de 273 mil habitantes de dez municípios, conta com cinco técnicos, tem déficit de peritos e já acumula mais de 400 pedidos de auxílio-doença sem encaminhamento.

A recomendação emitida hoje ao INSS dá prazo de 30 dias para que os pedidos de perícia passem a ser recebidos normalmente. Você pode também acompanhar o andamento dos processos judiciais que tratam do INSS em Altamira pelos números: 3044-80.2006.4.01.3903 e 1643-41.2009.4.01.3903 – Justiça Federal em Altamira.