Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

UPP é fracasso total no Rio de Janeiro

Segunda, 12 de setembro de 2011
As chamadas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em favelas do Rio é um sucesso somente na propaganda do governo, mas é um fracasso total nas comunidades. Não reduziu o tráfico de drogas, nem diminuiu a violência nos locais. Levou, pelo que se vê das últimas notícias dos jornais, a uma aliança entre o tráfico e agentes do Estado que “trabalham” nas unidades.

A UPP é um dos cartões postais do desastroso governo de Sérgio Cabral. Até Lula e Dilma já foram lá. Informações divulgadas pelo Comando Militar do Leste, do Exército brasileiro, dão conta que o tráfico continua sendo feito. O que não há são homens armados para lá e para cá. Afinal, o risco de invasão de uma área “pacificada” por grupos rivais agora é muito pequeno.

Uma prova do fracasso total das UPPs é, por exemplo, o que aconteceu hoje com o comandante e o subcomandante da UPP dos morros Coroa e Fallet/Fogueteiro, na zona norte do Rio. A Polícia Militar afastou o capitão Elton Costa e o tenente Rafael Medeiros, em razão de inquérito aberto há 60 dias e que investigava “um esquema de pagamento de propina em troca de relaxamento das ações de fiscalização e favorecimento da venda de drogas nas comunidades”.