Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 21 de julho de 2017

A Justiça, descontrolada, desorientada, desacertada

Sexta, 21 de julho de 2017
Do Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa
Helio Fernandes

Jamais em tempo algum, houve um judiciário tão em evidencia, que não sai das manchetes, tão abertamente criticado, das primeiras instancias até o Supremo. Ou invertendo a ordem natural das coisas , o disparate e a injustiça, começando e terminando no Supremo mesmo.

Comentarei as questões mais relevantes ou descabida, sem prioridade no tempo, levando em consideração a contradição. Da segunda decisão ou  do segundo ou terceiro surpreendente recurso.

1-Ha 3 meses, Eduardo Cunha entrou com 2 HC. Um no STJ outro no STF. Escrevi:perderá os dois, não têm a menor base.No primeiro queria a anulação da sua cassação pela Câmara.unanimidade contra. No segundo, pedia a libertação. "Unanimidade" do ministro Fachin, relator da Lava-Jato que já recusou outros  pedidos iguais.

2- O juiz Sergio Moro condenou o executivo da empreiteira Mendes JR, a 19 anos de prisão. Ele recorreu para a instância superior, Desembargadoria Regional Federal de Porto Alegre. Lá é tanto trabalho que vem de Curitiba, que 3 desembargadores julgam exclusivamente.

Anteontem, os 19 anos de Moro, foram aumentados para 47. (O resultado só não foi anunciado oficialmente, porque um dos desembargadores pediu vista. Mesmo que vote contra os outros 2, os 47 anos serão mantidos. A não ser que os dois que já votaram, mudem de convicção).

Se o resultado for confirmado, 19 anos vai parecer magnânimo, 47, exagero.

3- Eike Batista, é o maior corrupto e corruptor do Brasil. Sozinho, deu mais prejuízos ao país e aos investidores do que todas  as empreiteiras juntas. Com o dinheiro da roubalheira, propagava e apregoava: "Sou o homem mais rico do Brasil, não demora, serei o mais rico do mundo".

Logo, logo se viu que tudo ea falso e farsante. Mas ganhou bilhões, a CVM não percebeu nada .Preso, foi quase imediatamente solto pelo generoso Gilmar Mendes , que mantém a palavra, ele vai continuar em liberdade.

4- Marcos Valerio, o maior condenado do Mensalão. Pegou 37 anos, foi o coordenador de toda. a  operação. Preso em 2007, quando se falou que faria delação, Brasília e Belo Horizonte ficaram apavorados, mas recusou a proposta. Agora, preso ha 10 anos, dizem, "ninguém no país. nem mesmo as empreiteiras do Petrolão, pode denunciar mais gente poderosa da Republica".

Agora fez um acordo de delação com a Polícia Federal. Estava se preparando para denunciar a alta cúpula tucana (tudo começou com o PSDB no governo de Minas ), quando começou a circular noticia estranha. Esse acordo teria que ser submetido ao Supremo, que recusaria. O rumor é verdadeiro, mas o Supremo está na obrigação de desmenti-lo e autorizar o acordo.

SENADOR CUNHA LIMA

Ex-líder do PSDB, vice presidente do Senado, exatamente ha 15 dias, afirmava na televisão: "Temer já caiu, dentro  de 15 dias o Brasil terá outro presidente". No momento em que acaba o prazo fixado por ele, "o presidente que já caiu", anuncia aumento de impostos.

E o mais grave, é que Temer vem sendo mantido por alguns partidos, principalmente o PSDB. Quando o Senado se satisfazia com a maioria para o impeachment de Dona Dilma, o senador falava todo dia, sempre lembrando: "Não podemos viver num país com 13 milhões de desempregados".

Agora, com 14 milhões, nenhum protesto da sua parte. Eu gostava do pai dele, excelente governador da Paraíba, e ótimo poeta. Muito provocado, não resistiu, reagiu, lamentei.